Seja bem vindo ao nosso site Sertão Eventos!

ARTEMANHA
GRE FLORESTA-PE
ATEL TELECOM
ITACURUBA-PE
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
Casa e Companhia
FCELL
G MOTOS
PARATY BEBIDAS

Buscar  
Rio São Francisco

Hidroelétrica de Três Marias vai liberar mais água no rio São Francisco a partir desta segunda (14); Sobradinho atingiu 71,75% na sexta-feira (11) e segue ganhando volume

Três Marias-MG

Publicada em 14/02/2022 às 06:59h - 26 visualizações Agência Sertão

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Hidroelétrica de Três Marias vai liberar mais água no rio São Francisco a partir desta segunda (14); Sobradinho atingiu 71,75% na sexta-feira (11) e segue ganhando volume
Hidroelétrica de Três Marias  (Foto: Agência Sertão)

As chuvas dos últimos dias já começaram a refletir no volume de água armazenada pela Usina Hidroelétrica de Três Marias (UHE Três Marias), na Região Central de Minas Gerais. Por esta razão, a Companhia Energética de Minas Gerias (Cemig) anunciou que irá abrir novamente parte das comportas, liberando mais água no rio São Francisco.

De acordo com a estatal, a bacia hidrográfica passa novamente por um cenário de chuvas, que deve se estender ao longo do final de semana. Nessa situação, é esperado que as vazões afluentes ao reservatório da UHE Três Marias sigam aumentando ao longo do fim de semana.

Considerando esse aumento, a defluência da usina será ajustada, passando de 2.200 metros cúbicos por segundo (m³/s) para o patamar de 2.480 m³/s na próxima segunda-feira (14).

Já a afluência terminou janeiro a pouco mais de 1.500 m³/s, depois de atingir a marca histórica de mais de 9.200 m³/s no dia 13, a maior em quase 60 anos de operação da UHE Três Marias. Na manhã deste sábado (12), a vazão de entrada de água no reservatório já era superior a 3.900 m³/s, o que está fazendo com que o volume de água aumente.

No momento das chuvas mais intensas do último mês, o volume último chegou a 94%. Enquanto as chuvas deram trégua e as comportas ficaram abertas com vazão de 3.000 m³/s, o volume recuou para 85,9% no último sábado (5). Desde então, o volume voltou a subir, superando 89%.

O início do controle de cheia em Três Marias começou no dia 7 de janeiro, quando a produção de energia começou a ser otimizada, aumentando a vazão turbinada de 150 m³/s para 800 m³/s. No dia 14, houve o início da abertura das comportas e no dia 21 a defluência chegou a 3.000 m³/s, permanecendo neste patamar até o dia 30, quando iniciou-se uma redução para 2.200 m³/s.

A Cemig chegou a anunciar que fecharia todas as comportas, entretanto, diante do cenário de novas chuvas, voltou atrás da decisão e manteve a liberação de volume maior de água.

Patrimônio ameaçado

A Cemig opera a UHE de Três Marias no sentido de tentar evitar uma cheia maior em Pirapora, onde o Vapor Benjamin Guimarães está atracado em um canteiro às margens do rio para ser restaurado. Em janeiro, antes mesmo da abertura das comportas, as cheias do rio Abaeté elevaram o nível da água, que chegou a atingir a base do casco da embarcação.

À época, houve uma grande preocupação da enchente atingir o vapor e até mesmo fazer com que ele tombasse. No entanto, a Cemig esperou o vazão do rio Abaeté baixar para abrir as comportas e a embarcação não sofreu danos.

Com a previsão da continuidade da chuva nos próximos dias, há preocupação por nova elevação do Velho Chico na área onde está o Benjamin. A restauração estava sendo realizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico de Minas Gerais (Iphea-MG), em convênio com o Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan). Porém, os recursos não foram repassados e os trabalhos foram interrompidos.

Diante do impasse, o Governo de Minas Gerais anunciou no mês passado que irá assumir a integridade da restauração do último barco a lenha ainda em condições de navegabilidade no mundo.

Norte de Minas e Bahia

Na Região Norte do Estado, o nível do rio São Francisco voltou a subir depois de abaixar quase três metros após o pico da cheia, ocorrida entre 20 e 28 de janeiro no trecho que vai da foz do rio das Velhas até a divisa com a Bahia. Em Cachoeira da Manteiga, no município de Buritizeiro, primeiro ponto de monitoramento depois de Pirapora, o nível recuperou mais de 1,60 m durante esta semana.

Este cenário de alta se repete até a Bahia, onde o volume de água já voltou a aumentar em Carinhanha e Malhada, primeiras cidades do estado banhadas pelo Velho Chico. Em Bom Jesus da Lapa, onde o nível chegou a 9,20 m no último sábado (5), recuou apenas 40 centímetros ao longo da semana e já apresenta tendência de estabilidade, com possibilidade de voltar a subir nos próximos dois ou três dias.

Neste momento, o pico da cheia de janeiro ainda não chegou ao reservatório da Hidroelétrica de Sobradinho. O nível começa a se estabilizar em Ibotirama e Morpará, mas ainda deve ganhar mais alguns centímetros em Barra.

 

Sobradinho

O reservatório de Sobradinho atingiu 71,75% nesta sexta-feira (11) e segue ganhando volume, segundo dados da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). A hidroelétrica segue com defluência de 4.000 m³/s. A estatal informou que esta vazão será mantida pelo menos até o dia 28, podendo ser alterada de acordo com as condições das chuvas na bacia.

Veja o comunicado da Chesf:

Durante a reunião de acompanhamento da operação dos reservatórios do São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, ocorrida no último dia 08, foi comunicada a programação que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) deverá manter, de defluências médias diárias de Sobradinho e Xingó no patamar de 4 mil m³/s até próximo dia 28 de fevereiro.

A programação para fevereiro, ora comunicada, confirma a manutenção do que havia sido informado no último dia 1º através da Carta Circular 011/2022 para os reservatórios de Sobradinho e Xingó.

A vazão de 4.000 m³/s, pelas regras estabelecidas, é a metade do valor da descarga de restrição máxima. “Até o momento, não há previsão de aumento de vazão do São Francisco: ao contrário, a expectativa é de gradativa redução”, afirmou o Diretor de Operação João Henrique Franklin.

A Companhia ressalta que, com o objetivo de mitigar possíveis impactos da elevação de vazões, é imprescindível que seja evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação.

A situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores, em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Velho Chico.

Previsão de chuvas

As previsões continuam apontando para a ocorrência de mais chuvas em toda a bacia do rio São Francisco, principalmente nas partes mais altas de Minas Gerais e da Bahia. Os volumes pode superar 200 mm em algumas localizadas à jusante da UHE de Três Marias. 
 
Via Agência Sertão



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Mural

Enviar mensagem

Mariado Socorro dos Santos Sousa

Junto com seu povo conseguimos o melhor para Belém...

Carmem Novais

Vai ser o encontro ...

Roseane Goncalves Torres

.. ...

Érika Gomes Silva

Parabéns minha querida! Felicidades! Muita saúde e sucesso...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

PARABÉNS AO SITE POR TRAZER CONHECIMENTO AO POVO. ACHEI QUE ESTE TIN...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

GOSTARIA DE SABER QUAL O MOTIVO DA NAO POSTAGEM DE NOTICIAS DOS ULTIMOS DIA...

Darlison Rafael Pires Sertão

Gostaria de ver a programação da festa de Ciel Rodrigues ness...

ANTONIO GUIMARAES DOS SANTOS

ESTAMOS REALIZANDO A 3 FESTA DA BANNA DO PROJETO FULGENCIO, QUEREMOS Q, VCS...

Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Galeria de Fotos
Inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Gustavo Caribé recebe lideranças Politicas para a inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Gustavo Caribé recebe lideranças Politicas para a inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Virada Cultural  Sesc 2022
Virada Cultural Sesc 2022
FCELL
G MOTOS
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
PARATY BEBIDAS
Casa e Companhia
ATEL TELECOM
ITACURUBA-PE
ARTEMANHA
MAIS SUPERMERCADO
CASA&CIA
Estatísticas

Visitas: 18424160

Usuários Online: 8

Parceiros
Notti di LunaSite GerenciávelSERTAONOTICIASPortal SerritaCASA&CIAPETROLANDIA NOTICIASELVISGRE FLORESTA-PEPETROLINA NEWSLOJA ARTMANHAATEL TELECOMITACURUBA-PEBELMONTE VERDADEPARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLAÊnio BordadosPARATY BEBIDASRádio Canabrava FM
WWW.SERTÃOEVENTOS.COM.BR A SUA FESTA NO MELHOR SITE DO SERTÃO!
Copyright (c) 2022 - Sertão Eventos - Todos os direitos reservados
Bem vindo ao SITE Sertão Eventos
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD