Seja bem vindo ao nosso site Sertão Eventos sertaoeventos.com.br a sua festa no melhor site do sertão Ajude PIX 87-991676960!

Dr Lorival Rodrigues
ARTEMANHA
ATEL TELECOM
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
Casa e Companhia
PARATY BEBIDAS
Bode do Sid
Diocesano Colégio e Curso
Bônus Supermercado
Granja do Valle
Jack Daniels & Coca-Cola 350ml
Rivania Freire Vereadora
Trade Itaparica Energia Solar

Buscar  
Rio São Francisco

Plano de trabalho para o desenvolvimento do Siga São Francisco é apresentado em reunião online

Encontro aconteceu em ambiente digital com o GAT e a empresa vencedora do ato convocatório. O SIGA representa um grande passo para melhor gestão da Bacia e transparência de informações.

Publicada em 08/04/20 às 07:26h - 192 visualizações Assessoria de Comunicação CBHSF:

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Plano de trabalho para o desenvolvimento do Siga São Francisco é apresentado em reunião online
Divulgação  (Foto: Assessoria de Comunicação CBHSF:)

A primeira reunião do Grupo de Acompanhamento (GAT) da construção do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco foi realizada na tarde desta quinta-feira, 26/03, de forma remota, respeitando o isolamento social imposto pela Covid-19.

O encontro virtual teve o objetivo de apresentar o plano de trabalho da Ecoplan Engenharia, empresa vencedora do ato convocatório 019/2019 para desenvolvimento da concepção e implementação do SIGA São Francisco, que consiste numa plataforma tecnológica para gestão do conhecimento no âmbito da Bacia. A proposta é que o sistema consiga integrar e centralizar em um único local informações sobre a BHSF, para o acesso a qualquer pessoa.

Na conferência, os participantes debateram sobre calendário de ações, metodologias e fluxos de alinhamento entre a empresa e o GAT, que é composto por representantes dos órgãos estaduais que integram a Bacia, a Agência Peixe Vivo (APV) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, neste caso, por indicação da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projeto (CTPPP) e Diretoria Colegiada (DIREC).

Um dos encaminhamentos da reunião foi o pré-agendamento de entrevistas com os representantes de cada estado para que a Ecoplan possa coletar informações e compreender os processos e as especificidades de cada região. Ficaram pendentes as datas para Sergipe e Goiás.

Construção conjunta

O Coordenador de Sistemas da APV, Mateus Carvalho, que vai trabalhar como fiscal do projeto, reforçou sobre a importância da participação de todos para que o SIGA contemple diferentes necessidades e realidades. ?Buscamos uma plataforma que seja referência nacional e é importante que os envolvidos acompanhem as entregas parciais para avaliar e opinar sobre melhorias e adaptações, sempre seguindo nossotermo de referência,? comentou.

A ideia é mesmo essa. O Gerente de Projetos da Ecoplan, Pedro Gazzana, destacou que a metodologia utilizada para a construção do SIGA será com base no modelo Interativo e Incremental, que consiste numa estratégia para desenvolver várias partes do projeto em paralelo, possibilitando constantes atualizações.

Ele destaca, ainda, o desafio do trabalho: ?é produzida e demandada uma grande quantidade de informação sobre o São Francisco, o que torna essencial a centralização dos dados em local compatível e acessível a todos os interessados?. Gazzana lembraque o projeto contará com uma política de segurança que vai contemplar pontos como controle de log, credenciais de acesso, notificações por email, métricas para senha, entre outros.

O SIGA

Além de centralizar os dados, o SIGA São Francisco vai integrar informações de recursos hídricos, permitir visualizações em formato geográfico e disponibilizar apresentação de indicadores, promovendo mais transparência.
Entre os entregáveis estão o SF MAP, módulo utilizado para visualização e análise espacial das informações do projeto, o que permite estudos e interpretações geográficas; o WEB Plan, utilizado para realizar gestão, manutenção e atualização dos dados referentes ao Plano de Recursos Hídricos e o Info SF, módulo para compartilhamento de informações relevantes na gestão de recursos hídricos entre estados, DF e Agência Nacional de Águas. A modelagem e o desenvolvimento devem ir até novembro deste ano, com possibilidade de extensão do prazo.

Para melhor gestão da Bacia

A professora da Universidade Federal da Bahia e membro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Yvonilde Medeiros, ressaltou a importância do SIGA trazer informações claras e acessíveis. A assessora técnica da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia, membro suplente do CBHSF, Larissa Cayres, concordou: ?dados atuais e de qualidade num sistema único é fundamental para melhorar a gestão de toda Bacia.?

Além da equipe da Ecoplan Engenharia, estiveram presentes na reunião de hoje, a professora da UFBA e membro do CBHSF, Yvonilde Medeiros; a assessora técnica da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia e membro suplente do CBHSF, Larissa Cayres; o professor e geógrafo da Universidade Federal de Alagoas, Esdras Andrade; o Gerente de Planos e Sistema de Informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima, Erik Cavalcanti e Silva; o Superintendente de Recursos Hídricos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal, Gustavo Antônio Carneiro; Altair Maciel de Barros e Jader Vinícius, ambos da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas e Robson Bastos, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas ? IGAM.
Da Agência Peixe Vivo participaram a Gerente de Integração, Rúbia Mansur, o Coordenador de Sistemas, Mateus Carvalho e o Gerente de Projetos, Thiago Campos.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Andréia Vitório




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Mural

Enviar mensagem

Mariado Socorro dos Santos Sousa

Junto com seu povo conseguimos o melhor para Belém...

Carmem Novais

Vai ser o encontro ...

Roseane Goncalves Torres

.. ...

Érika Gomes Silva

Parabéns minha querida! Felicidades! Muita saúde e sucesso...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

PARABÉNS AO SITE POR TRAZER CONHECIMENTO AO POVO. ACHEI QUE ESTE TIN...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

GOSTARIA DE SABER QUAL O MOTIVO DA NAO POSTAGEM DE NOTICIAS DOS ULTIMOS DIA...

Darlison Rafael Pires Sertão

Gostaria de ver a programação da festa de Ciel Rodrigues ness...

ANTONIO GUIMARAES DOS SANTOS

ESTAMOS REALIZANDO A 3 FESTA DA BANNA DO PROJETO FULGENCIO, QUEREMOS Q, VCS...

Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Galeria de Fotos
Carnaval de Belém 2024 2
Carnaval de Belém 2024 2
Carnaval de Belém 2024 1
Carnaval de Belém 2024 1
Trilha de Carnaval em Belém
Trilha de Carnaval em Belém
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
PARATY BEBIDAS
Casa e Companhia
ATEL TELECOM
ARTEMANHA
MAIS SUPERMERCADO
CASA&CIA
Bode do Sid
Diocesano Colégio e Curso
Bônus Supermercado
Dr Lorival Rodrigues
Granja do Valle
Jack Daniels & Coca-Cola 350ml
Rivania Freire Vereadora
Trade Itaparica Energia Solar
Estatísticas

Visitas: 18982652

Usuários Online: 1

Parceiros
Site GerenciávelSERTAONOTICIASPortal SerritaCASA&CIAPETROLANDIA NOTICIASELVISPETROLINA NEWSLOJA ARTMANHAATEL TELECOMBELMONTE VERDADEPARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLAPARATY BEBIDASRádio Canabrava FMJoão Neto e  FabinhoBode do SidDiocesano Cole?gio e CursoBônus SupermercadoDr Lorival Rodrigues Granja do ValleRivania Freire VereadoraFarmácia União Farmácia/drogariaTrade Itaparica Energia Solar
WWW.SERTÃOEVENTOS.COM.BR A SUA FESTA NO MELHOR SITE DO SERTÃO!
Copyright (c) 2024 - Sertão Eventos - Todos os direitos reservados
Bem vindo ao SITE Sertão Eventos
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD