
PRODETER BNB Promove Dia de Campo em Agroecologia em João Alfredo - PE
No dia 22 de outubro de 2025, ocorreu um Dia de Campo no Sítio Lagoa Funda, em João Alfredo (PE), com a finalidade de difundir inovações no preparo de biofertilizantes e na tecnologia social do canteiro econômico. A atividade foi facilitada por Tone Cristiano Feliciano da Silva, técnico em Agroecologia da Associação dos Agricultores do Sítio Lagoa Funda.


Na primeira parte do encontro, houve a demonstração prática de como construir um canteiro econômico nas proximidades das cisternas (especialmente nas cisternas de segunda água/produção). Trata-se de uma inovação no desenho das pequenas propriedades, pois aproveita espaços que, em tese, são “menos áridos” para a produção de alimentos saudáveis. Assim, essa tecnologia social contribui para a segurança alimentar das famílias agricultoras, além de possibilitar que a produção oriunda desse microssistema seja comercializada por meio da venda direta e das vendas institucionais, como o PAA e o PNAE.
No segundo momento, ocorreu a disseminação do uso do biofertilizante à base de manipueira. A manipueira é um resíduo do processamento da mandioca, potencialmente poluidor do meio ambiente. Contudo, após processamento adequado (fermentação para remoção do cianeto), pode ser utilizada como adubo orgânico, fertilizante, inseticida natural e matéria-prima para outros produtos. Segundo Tone Cristiano, a utilização desse insumo é uma importante aliada no manejo agroecológico da produção, podendo também se tornar uma boa alternativa na agricultura convencional, ao contribuir para a redução do uso de agrotóxicos e defensivos químicos altamente nocivos à saúde de produtores e consumidores.


Para Maria de Fátima da Silva Rocha, agente econômica do PRODETER, o Dia de Campo foi importante para demonstrar práticas acessíveis que o agricultor pode reproduzir em sua propriedade. Já para Gernardes Andrade, agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste no Agreste Setentrional, o encontro foi fundamental para apresentar aos participantes inovações e tecnologias de interesse para a produção agroecológica.
O PRODETER é uma estratégia do Banco do Nordeste que visa contribuir para o desenvolvimento territorial e local, por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região.
Com informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/Gernardes Andrade/BNB





Visitas: 19459933
Usuários Online: 1