No dia 19/05/2025, o Banco do Nordeste participou de Dia de Campo sobre Difusão de Tecnologia e Inovação no cultivo e beneficiamento de mandioca, evento ocorreu na Associação Comunitária do Sítio Queimados, município de Feira Nova – PE. A atividade foi facilitada por Eduardo Santana (da Secretaria de Agricultura de Feira Nova) e pela agrônoma Júlia Aguiar e contou com a participação de lideranças e agricultores familiares dos municípios de Feira Nova, Bom Jardim, João Alfredo e Orobó.
Na primeira parte do encontro apresentou-se como ocorre a aplicação da plantadeira de maniva semimecanizada. Após o preparo da terra (correção, adubação), com esta nova tecnologia permite, utilizando-se do espaçamento de um metro e da profundidade de 8 centímetros, a depender da espécie, é possível alcançar uma produtividade de 20 a 25 toneladas por hectare. Além disso, é necessário destacar que seu uso reflete em otimização de tempo e de mão-de-obra.
Já no segundo momento, houve a demonstração do processamento mandioca e seu beneficiamento, que vai desde descascá-la corretamente (tirar casca e entrecasca) até a embalagem do produto. Neste contexto, o senhor Sândalo Santana e Dona Adriana Santana, comercializam de forma direta (sem atravessadores), produtos com registro em CNPJ e rotulagem de marca própria (Raízes do Sítio), como farinha artesanal (branca), massa de mandioca (puba), goma de tapioca e farofa pronta (com cebola ou alho e pimenta).
Para Émerson Oliveira, secretário de agricultura de Feira Nova, o dia de campo foi importante para promover troca de experiências e o fortalecimento da agricultura familiar no território, bem como reforçar a atenção ao homem e a mulher do campo. Segundo Gernardes Andrade, agente de desenvolvimento no Agreste Setentrional, a atividade foi bastante satisfatória, pois contribui para o resgate e no apoderamento de uma cultura alimentar ancestral e, ao mesmo tempo, estimulou os participantes a estarem atentos a novas tecnologias e ao manejo agroecológico.
O evento teve apoio direto do Município de Feira Nova, através de sua secretaria de agricultura, e do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste. O Programa Prodeter é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento territorial e local por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região.
Com informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/Gernardes Andrade/BNB
Visitas: 19375230
Usuários Online: 1