Seja bem vindo ao site Sertão Eventos!

ARTEMANHA
GRE FLORESTA-PE
ATEL TELECOM
ITACURUBA-PE
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
Casa e Companhia
FCELL
G MOTOS
PARATY BEBIDAS

Buscar  
Pernambuco

Advogado florestano LEONARDO FERRAZ GOMINHO toma posse na Academia Brasileira de letras e Artes do Cangaço

Recife-PE

Publicada em 01/04/2022 às 10:15h - 165 visualizações Edmilson Fontes

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Advogado florestano LEONARDO FERRAZ GOMINHO toma posse na Academia Brasileira de letras e Artes do Cangaço
Cássia Ferraz Gominho e Leonardo Ferraz Gominho  (Foto: Reprodução/Internet)
 
 
 
O advogado florestano LEONARDO FERRAZ GOMINHO foi empossado como membro na Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço (ABLAC). 
 
O evento aconteceu no dia 25 de março/2022, na cidade baiana de Paulo Afonso, ocasião em que Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço aproveitou a ocasião para dar posse aos novos membros. Confira abaixo a íntegra do discurso do advogado florestano LEONARDO FERRAZ GOMINHO.
 
 DISCURSO DE LEONARDO FERRAZ GOMINHO, REPRESENTANDO OS DEMAIS ACADÊMICOS QUE TOMARAM POSSE NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES DO CANGAÇO (ABLAC) NO DIA 25/03/2022, NA CIDADE DE PAULO AFONSO/BA:

Ilustríssimo Sr. Presidente Archimedes Marques, muito digno presidente da Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço - ABLAC;

Ilustríssimo Sr. Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço, em nome de quem saúdo os demais componentes da mesa;
 
Prezadas confreiras e prezados confrades que, no dia de hoje, tomam posse nesta Academia e aos quais tenho a honra de representá-los: MEMBROS EFETIVOS Raul Meneleu Mascarenhas dos Santos, Adriano de Carvalho Duarte, Múcio Roberto Procópio de Araújo, Antônio Osmiro de Matos Neto, Afrânio Oliveira Alves e Emmanuel Conserva de Arruda; ACADÊMICOS CORRESPONDENTES Maria Otília Cabral Souza e Sulamita de Souza Buriti.
Meu caro confrade e poeta Osvaldo Abreu, a quem desde já transmito os agradecimentos dos acadêmicos recém-empossados por sua mensagem de acolhimento.
Prezadas confreiras e confrades;
Senhoras e senhores.

Há quinze dias recebi uma ligação do Presidente Archimedes.
Convidava a mim para, neste momento, dizer algumas palavras em nome dos confrades que, de forma solene, tomam posse nesta Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço.
Quando eu procurava me esquivar, o Presidente passou o telefone para a Secretaria da ABLAC e esta, sem perda de tempo, alterou a natureza jurídica do convite, transformando-o em ato decisório: já não era convite, era decisão, era convocação. A mim só restava atender.
Em sendo março o mês em que se comemora o dia da mulher, não me restou alternativa. Aqui estou, confreira Elane, a cumprir sua ordem.
Em outubro de 2020, logo após participar, ao lado do primo Cristiano Ferraz e do amigo Manoel Severo, de uma live do Cariri Cangaço (FLORESTA: TERRA DE BRAVOS), recebi honroso convite do presidente da ABLAC para ingressar nesta Academia.
A Instituição ainda não tinha completado seu primeiro ano de existência.
Na ocasião, tardei por dois ou três dias a dar a minha concordância. Entendia – e ainda penso assim – que pessoas bem mais qualificadas poderiam ocupar a cadeira que me era ofertada.
Mas, ao tomar conhecimento de que ainda havia várias cadeiras vagas e de que a ABLAC se encontrava em uma fase de consolidação, decidi por aceitar, emprestando meu nome e meus esforços no sentido de auxiliar esta entidade a cumprir sua finalidade, que é, em resumo, promover o estudo, a pesquisa e a divulgação do tema central – o cangaço – nas áreas da literatura, da música, da cultura, das artes plásticas e cênicas, porém evitando qualquer distorção em relação à compreensão do fenômeno.
Creio que os que, junto comigo, são hoje solenemente empossados, comungam com esse pensamento e tiveram propósitos, se não idênticos, com certeza semelhantes.
Lembro-me de que, por ocasião dos preparativos para a realização do primeiro Cariri Cangaço em Floresta, fui procurado por meu parente Manoel Serafim, de saudosa memória, o qual me convenceu a acolher e apoiar o evento depois que me fez perceber que seus integrantes são pessoas sérias, estudiosas do cangaço e que buscam a verdade, sem procurar elevar qualquer cangaceiro à categoria de herói, ao estilo Robin Hood, que roubava dos ricos para dar aos pobres, mas também sem deixar de reconhecer a inteligência, a sagacidade, o tino estratégico e bélico de muitos deles.
Nesta Academia, da qual já participo há um ano e cinco meses, desde cedo percebi em seus membros a mesma linha, a mesma compreensão do fenômeno do cangaço e sua relação com o meio em que prosperou.

Sobre esse meio, lembro que, já em 1883, ao apresentar e defender um projeto de criação de cadeiras de primeiras letras no município de Floresta, o deputado provincial Francisco Serafim de Souza Ferraz dizia:

“Os filhos do pobre não têm instrução, e o primeiro ofício que aprendem é trabituarem-se ao bacamarte, e para provar isso posso mostrar o mapa dos criminosos situados na Serra Negra.
A falta de instrução concorre para o crime.
O que se encontra ali são rapazes de 10, 12 e 16 anos já com a faca de ponta na cintura e o bacamarte e a cartucheira para mostrarem-se habilidosos, porque não têm em que se ocupar: na seca não podem trabalhar; no inverno trabalham n’um pequeno roçado, o que pouco tempo leva, e passam o resto da vida tratando de valentia, que é o gosto principal d’aqueles que não receberam outra instrução.
Os que não recebem nenhuma instrução vão munir-se da cartucheira e do bacamarte e reunir-se aos criminosos da Serra Negra, que são em número de 80 e tantos, tenho aqui o mapa”.

Por ocasião desse discurso, um deputado da capital perguntou se nos lugares onde havia cadeiras não se davam crimes. O deputado, meu parente, respondeu, brusco:

“Dão-se em menor escala. A instrução não faz desaparecer o crime, mas concorre para o bem-estar, e se não concorresse, então podíamos acabar com todas as cadeiras que existem, começando aqui pelas da capital”.

A instrução tardou a chegar ao sertão nordestino.
Em 1936, em discurso na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Afonso Ferraz, também meu parente, abordando o problema do banditismo do Nordeste, defendeu não só o combate pela via convencional, a policial, mas também enfrentando os seus antecedentes históricos, levando-se a civilização ao sertanejo.
Interessante notar a visão míope de alguns deputados. Um deles, em aparte, perguntou se nos meios civilizados não haveria banditismo; e explicou que em Nova York existiam “gangsters”.
O deputado Afonso Ferraz preferiu responder de outra forma. Disse:

“A instalação de uma Escola Normal no Sertão, a construção de grupos escolares nas sedes dos municípios, a elevação do número de escolas existentes, a aprovação de leis que facilitem a distribuição da justiça, a localização do 3º Batalhão na zona das operações e boas estradas, são medidas que concorrerão para elevar o nível mental dos sertanejos, tornando-os refratários às ideias tendenciosas.
Essas medidas não devem ser mais proteladas.
Não tenho conhecimentos técnicos sobre o assunto. Entretanto, conheço perfeitamente o meio onde os bandidos exercem suas atividades e posso afirmar que a adoção das medidas preconizadas produzirá resultados satisfatórios”.

O fenômeno cangaço é complexo.
Com frequência vemos manifestações equivocadas – intencionais ou não – que devem ser combatidas, sob pena de termos uma história distorcida, uma não história.
Penso ser este um dos principais objetivos dos membros da ABLAC e tenho certeza de que, de forma especial, é nosso compromisso, de todos nós que ora somos acolhidos nesta instituição.
Muito obrigado.
 
Blog de Assis Ramalho
Informação: Marcelo Ferraz
 

 

Blog de Assis Ramalho
Informação: Marcelo Ferraz



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Mural

Enviar mensagem

Mariado Socorro dos Santos Sousa

Junto com seu povo conseguimos o melhor para Belém...

Carmem Novais

Vai ser o encontro ...

Roseane Goncalves Torres

.. ...

Érika Gomes Silva

Parabéns minha querida! Felicidades! Muita saúde e sucesso...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

PARABÉNS AO SITE POR TRAZER CONHECIMENTO AO POVO. ACHEI QUE ESTE TIN...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

GOSTARIA DE SABER QUAL O MOTIVO DA NAO POSTAGEM DE NOTICIAS DOS ULTIMOS DIA...

Darlison Rafael Pires Sertão

Gostaria de ver a programação da festa de Ciel Rodrigues ness...

ANTONIO GUIMARAES DOS SANTOS

ESTAMOS REALIZANDO A 3 FESTA DA BANNA DO PROJETO FULGENCIO, QUEREMOS Q, VCS...

Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Galeria de Fotos
Inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Gustavo Caribé recebe lideranças Politicas para a inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Gustavo Caribé recebe lideranças Politicas para a inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Virada Cultural  Sesc 2022
Virada Cultural Sesc 2022
FCELL
G MOTOS
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
PARATY BEBIDAS
Casa e Companhia
ATEL TELECOM
ITACURUBA-PE
ARTEMANHA
MAIS SUPERMERCADO
CASA&CIA
Estatísticas

Visitas: 18327255

Usuários Online: 10

Parceiros
Notti di LunaSite GerenciávelSERTAONOTICIASPortal SerritaCASA&CIAPETROLANDIA NOTICIASELVISGRE FLORESTA-PEPETROLINA NEWSLOJA ARTMANHAATEL TELECOMITACURUBA-PEBELMONTE VERDADEPARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLAÊnio BordadosPARATY BEBIDASRádio Canabrava FM
WWW.SERTÃOEVENTOS.COM.BR A SUA FESTA NO MELHOR SITE DO SERTÃO!
Copyright (c) 2022 - Sertão Eventos - Todos os direitos reservados
Bem vindo ao SITE Sertão Eventos
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD