Seja bem vindo ao site Sertão Eventos!

ARTEMANHA
GRE FLORESTA-PE
ATEL TELECOM
ITACURUBA-PE
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
Casa e Companhia
FCELL
G MOTOS
PARATY BEBIDAS

Buscar  
Obras

Água no Sertão: Governo de Alagoas entrega 17 barragens em Delmiro Gouveia e Água Branca

Delmiro Goveia-AL

Publicada em 27/03/2022 às 16:27h - 71 visualizações Blog/Adalberto Gomes

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Água no Sertão: Governo de Alagoas entrega 17 barragens em Delmiro Gouveia e Água Branca
Divulgacão  (Foto: Reprodução/Internet)

Na manhã desta sexta-feira (25), o secretário de Infraestrutura do Estado, Maurício Quintella, juntamente com a Prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, estiveram reunidos no povoado de Sinibu, em Delmiro Gouveia, para a inauguração de dois dos três lotes de barragens que foram construídos nos munícipios de Delmiro Gouveia e Água Branca, Sertão de Alagoas.

Construídas ao longo dos primeiro 65 km do Canal do Sertão, o projeto de pequenas barragens tem como principal objetivo garantir o acesso à água para a população rural que vive em situação de extrema pobreza, estimulando a agricultura familiar e a criação de animais. Com o projeto, serão beneficiadas cerca de quase 2 mil famílias nos mais de 20 povoados distribuídos em três cidades contempladas.

O secretário Maurício Quintella também assinou a ordem de serviço para a construção das barragens do lote 2, onde sete serão construídas no município de Pariconha, e mais uma em Água Branca. Todo o recurso para a construção dos três lotes de barragens ultrapassa o valor de R$ 26 milhões, advindos do Fecoep (Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza) e do Tesouro Estadual.  

A prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, não escondeu o seu contentamento com a magnitude das obras realizadas. Ela aproveitou a ocasião para falar do impacto positivo que as barragens trarão para os moradores da região e o quão importante é ter abastecimento de água para os sertanejos. “Só sabe o que é uma obra dessa quem precisa da água, eu que sou sertaneja com muito orgulho, só tenho a agradecer ao secretário Maurício Quintella e ao governador Renan Filho.“

Além de todos os benefícios levados para a região do Sertão alagoano com a construção das barragens, como melhoria na agricultura familiar, criação de pequenos projetos de irrigação e garantia que os animais não morram no tempo de estiagem, por exemplo, o Estado ainda proporciona geração de renda direta para os moradores com as obras. Somente no município de Delmiro, durante o período de construção das barragens 200 moradores da região foram empregados nos canteiros de obras.

“Só em Delmiro Gouveia estamos entregando oito barragens como essa. Só essa aqui, que não é a maior, tem capacidade para vinte milhões de litros de água. É uma barragem perene que garante não vai faltar água no período de estiagem”, afirmou Quintella. 

Para a estimativa acerca dos volumes e da área de ocupação de cada reservatório foram observados a topografia de cada local e realizados estudos de campos. Além disso, foram utilizados talvegues de rios da região, o que fez aproveitamento das condições topográficas naturais favoráveis, minimizando os custos da obra.

O sistema será estruturado com tubulações móveis de engate rápido, sistema de bombeamento móvel, adutora móvel por recalque e terá um raio de alcance que vai do 0,5 km ao 8º km do Canal do Sertão. 

O projeto desenvolvido pelo Governo do Estado visa dar melhores condições de vida para os moradores das comunidades rurais do Sertão que sofrem com a falta de chuvas e que buscam sua sobrevivência a partir das atividades agropastoris de pequeno porte.

Por Secom Alagoas

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Mural

Enviar mensagem

Mariado Socorro dos Santos Sousa

Junto com seu povo conseguimos o melhor para Belém...

Carmem Novais

Vai ser o encontro ...

Roseane Goncalves Torres

.. ...

Érika Gomes Silva

Parabéns minha querida! Felicidades! Muita saúde e sucesso...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

PARABÉNS AO SITE POR TRAZER CONHECIMENTO AO POVO. ACHEI QUE ESTE TIN...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

GOSTARIA DE SABER QUAL O MOTIVO DA NAO POSTAGEM DE NOTICIAS DOS ULTIMOS DIA...

Darlison Rafael Pires Sertão

Gostaria de ver a programação da festa de Ciel Rodrigues ness...

ANTONIO GUIMARAES DOS SANTOS

ESTAMOS REALIZANDO A 3 FESTA DA BANNA DO PROJETO FULGENCIO, QUEREMOS Q, VCS...

Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Galeria de Fotos
Inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Gustavo Caribé recebe lideranças Politicas para a inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Gustavo Caribé recebe lideranças Politicas para a inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Virada Cultural  Sesc 2022
Virada Cultural Sesc 2022
FCELL
G MOTOS
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
PARATY BEBIDAS
Casa e Companhia
ATEL TELECOM
ITACURUBA-PE
ARTEMANHA
MAIS SUPERMERCADO
CASA&CIA
Estatísticas

Visitas: 18324919

Usuários Online: 6

Parceiros
Notti di LunaSite GerenciávelSERTAONOTICIASPortal SerritaCASA&CIAPETROLANDIA NOTICIASELVISGRE FLORESTA-PEPETROLINA NEWSLOJA ARTMANHAATEL TELECOMITACURUBA-PEBELMONTE VERDADEPARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLAÊnio BordadosPARATY BEBIDASRádio Canabrava FM
WWW.SERTÃOEVENTOS.COM.BR A SUA FESTA NO MELHOR SITE DO SERTÃO!
Copyright (c) 2022 - Sertão Eventos - Todos os direitos reservados
Bem vindo ao SITE Sertão Eventos
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD