Seja bem vindo ao nosso site Sertão Eventos sertaoeventos.com.br a sua festa no melhor site do sertão Ajude PIX 87-991676960!

Dr Lorival Rodrigues
ARTEMANHA
ATEL TELECOM
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
Casa e Companhia
PARATY BEBIDAS
Bode do Sid
Diocesano Colégio e Curso
Bônus Supermercado
Granja do Valle
Jack Daniels & Coca-Cola 350ml
Rivania Freire Vereadora
Trade Itaparica Energia Solar

Buscar  
Obras

Municípios do Submédio São Francisco recebem visitas iniciais para elaboração do PMSB

Representantes da empresa COBRAPE ? Cia. Brasileira de Projetos e Empreendimentos ? estiveram nas cidades de Floresta e Tacaratu (PE), e de Rodelas e Glória(BA), para iniciar o processo de elaboração do Plano de Saneamento Básico dos municípios.

Publicada em 25/03/20 às 12:29h - 212 visualizações Juciana Cavalcante

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Municípios do Submédio São Francisco recebem visitas iniciais para elaboração do PMSB
Divulgação  (Foto: Juciana Cavalcante)

Representantes da empresa COBRAPE ? Cia. Brasileira de Projetos e Empreendimentos ? estiveram nas cidades de Floresta e Tacaratu (PE), e de Rodelas e Glória(BA), para iniciar o processo de elaboração do Plano de Saneamento Básico dos municípios. Os planos são financiados integralmente pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e tem o objetivo de estabelecer o planejamento para os serviços de saneamento nos municípios para um horizonte de 20 anos (2021-2040).

As quatro cidades foram contempladas no Ato Convocatório 015/2019, junto com outros quatro municípios (Lagoa Grande ? PE, e três cidades baianas ? Abaré, Chorrochó e Macururé) que já tiveram seus planos concluídos e entregues. Devido ao não cumprimento por parte da empresa anterior vencedora da licitação, o contrato foi rescindido e agora, após seleção, nova empresa assume o trabalho que, segundo a coordenadora executiva Raissa Vitareli, será reiniciado. ?Vamos executar todas as etapas previstas, considerando um novo contrato, de forma a construir, junto com a população, um plano que de fato atenda às necessidades reais do município e à legislação da Política Nacional do Saneamento?, informou.

As visitas iniciais aconteceram entre os dias 12 e 14 de março e de acordo com a coordenadora executiva a receptividade da população, que aguarda com ansiedade o PMSB, foi satisfatória. ?Visitamos os gestores dos municípios e também os prestadores de serviço como, por exemplo, abastecimento de água e esgotamento sanitário. Esse primeiro contato teve como objetivo apresentar a empresa e as etapas previstas e, a partir de agora, será iniciado o processo de coleta de informações que acontecerá primeiramente com base em documentos e, posteriormente, através de visitas de campo?, informou acrescentando que a partir de agora o diálogo com as cidades será permanente. A empresa tem o prazo de 12 meses para conclusão do PMSB, sendo 10 meses para a execução dos serviços. O contrato tem o valor de R$428.940,00.

Ao final, o produto a ser entregue aos municípios deve conter soluções a serem adotadas pelos gestores de curto a longo prazo. Atualmente, cerca de 38% das 5.570 cidades brasileiras têm o Plano de Saneamento Básico, documento que possibilitará aos prefeitos requerer junto aos governos Federal e Estaduais, recursos para investimentos em obras de infraestrutura. ?Nossa expectativa é que possamos concluir o plano no menor prazo possível, e que a empresa consiga captar a real necessidade do município de acordo com a sua especificidade. Além disso, iremos formar uma comissão de acompanhamento do processo. A gente acredita que o plano vai contribuir muito porque o principal motivador da propagação das baronesas são os esgotamentos sanitários das cidades ribeirinhas, desde a nascente até a foz do rio São Francisco e o plano vai possibilitar ao município buscar recursos junto a outros entes federados, para o saneamento do município?, afirmou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Glória/BA, Gilvan José Alves Lisboa.

O planejamento deve apresentar ainda o diagnóstico do saneamento básico nos municípios e estabelecer ações para o abastecimento de água em quantidade e qualidade; esgotamento sanitário; coleta, tratamento e disposição final adequada dos resíduos e limpeza urbana; e drenagem das águas pluviais. O plano atende a perspectiva dos próximos 20 anos, com revisão a cada 4 anos.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Imagens cedidas pela COBRAPE




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Mural

Enviar mensagem

Mariado Socorro dos Santos Sousa

Junto com seu povo conseguimos o melhor para Belém...

Carmem Novais

Vai ser o encontro ...

Roseane Goncalves Torres

.. ...

Érika Gomes Silva

Parabéns minha querida! Felicidades! Muita saúde e sucesso...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

PARABÉNS AO SITE POR TRAZER CONHECIMENTO AO POVO. ACHEI QUE ESTE TIN...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

GOSTARIA DE SABER QUAL O MOTIVO DA NAO POSTAGEM DE NOTICIAS DOS ULTIMOS DIA...

Darlison Rafael Pires Sertão

Gostaria de ver a programação da festa de Ciel Rodrigues ness...

ANTONIO GUIMARAES DOS SANTOS

ESTAMOS REALIZANDO A 3 FESTA DA BANNA DO PROJETO FULGENCIO, QUEREMOS Q, VCS...

Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Galeria de Fotos
Prêmio Excelência apresenta as melhores empresas e os profissionais que se destacaram em pesquisa de opinião pública realizada em Floresta-PE
Prêmio Excelência apresenta as melhores empresas e os profissionais que se destacaram em pesquisa de opinião pública realizada em Floresta-PE
Carnaval de Belém 2024 2
Carnaval de Belém 2024 2
Carnaval de Belém 2024 1
Carnaval de Belém 2024 1
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
PARATY BEBIDAS
Casa e Companhia
ATEL TELECOM
ARTEMANHA
MAIS SUPERMERCADO
CASA&CIA
Bode do Sid
Diocesano Colégio e Curso
Bônus Supermercado
Dr Lorival Rodrigues
Granja do Valle
Jack Daniels & Coca-Cola 350ml
Rivania Freire Vereadora
Trade Itaparica Energia Solar
Estatísticas

Visitas: 18999235

Usuários Online: 1

Parceiros
Site GerenciávelSERTAONOTICIASPortal SerritaCASA&CIAPETROLANDIA NOTICIASELVISPETROLINA NEWSLOJA ARTMANHAATEL TELECOMBELMONTE VERDADEPARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLAPARATY BEBIDASRádio Canabrava FMJoão Neto e  FabinhoBode do SidDiocesano Cole?gio e CursoBônus SupermercadoDr Lorival Rodrigues Granja do ValleRivania Freire VereadoraFarmácia União Farmácia/drogariaTrade Itaparica Energia Solar
WWW.SERTÃOEVENTOS.COM.BR A SUA FESTA NO MELHOR SITE DO SERTÃO!
Copyright (c) 2024 - Sertão Eventos - Todos os direitos reservados
Bem vindo ao SITE Sertão Eventos
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD