Seja bem vindo ao nosso site Sertão Eventos sertaoeventos.com.br a sua festa no melhor site do sertão Ajude PIX 87-991676960!

Dr Lorival Rodrigues
ARTEMANHA
ATEL TELECOM
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
Casa e Companhia
PARATY BEBIDAS
Bode do Sid
Diocesano Colégio e Curso
Bônus Supermercado
Granja do Valle
Jack Daniels & Coca-Cola 350ml
Rivania Freire Vereadora
Trade Itaparica Energia Solar

Buscar  
Mundo

Cada dia da semana se repetirá exatas 4 vezes em fevereiro: o que significa?

Textos compartilhados em redes sociais atribuem supostos significados mágicos para o mês que vem

Publicada em 19/01/2022 às 07:54h - 67 visualizações https://pt.aleteia.org/

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Cada dia da semana se repetirá exatas 4 vezes em fevereiro: o que significa?
 (Foto: Reprodução/Internet)

Arespeito de fevereiro, já estão proliferando pelas redes sociais, assim como no ano passado, mensagens semelhantes a esta:

“Esse ano, fevereiro, o mês exato, terá 4 domingos, 4 segundas, 4 terças, 4 quartas, 4 quintas, 4 sextas e 4 sábados. Os 28 dias do ciclo lunar completo e com igualdade entre os dias da semana. Isso só acontece a cada 823 anos. E significa boas mudanças”.

É frequente que muitas pessoas se impressionem com qualquer afirmação que envolva números, porque os números passam a impressão de que existe algo de “exato” ou “científico” naquilo que se está dizendo. E quando o conceito de “ciência” é tão facilmente jogado para cá ou para lá ao sabor das narrativas ideológicas, conforme se vê em nossos tempos, é ainda mais fácil que mais pessoas suponham acriticamente que estão diante de algo que mereça ser levado a sério porque há números sendo apresentados.

Entretanto, vale recordar a máxima: “É possível demonstrar qualquer coisa com números – de vez em quando, até a verdade”.

E, de fato, é muito comum usar números para “enfeitar” afirmações falsas, descontextualizando fatos ou forçando interpretações tendenciosas – como ocorreu inúmeras vezes com alardeadas “pesquisas” e “previsões estatísticas” que se revelaram extraordinariamente distantes da realidade. O caro leitor recorde as de sua preferência.

4 x 7 = 28

No caso dos dias da semana que se repetirão exatas 4 vezes cada um ao longo de fevereiro, isto é um fato incontestável – mas não significa nada além de pura matemática. Afinal, como não estamos num ano bissexto, fevereiro terá 28 dias, e, dividindo 28 pelos 7 dias da semana, obviamente obteremos 4 ocorrências para cada dia.

Ciclo lunar completo

 

Quanto à afirmação de que um “ciclo lunar completo” tenha 28 dias, não há fundamentação que a sustente. Em declarações ao portal G1, o professor Roberto Dell’Aglio, do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo, explica que o ciclo das fases da lua dura 29,53 dias, e não 28 dias. Ele ainda questiona:

“Quando começa um ciclo das fases? A mudança da iluminação da Lua é contínua, não existe uma bandeirinha na órbita da Lua em torno da Terra dizendo: ‘O ciclo começa aqui'”.

Portanto, ainda que o ciclo das fases da lua durasse exatos 28 dias, o que já é falso logo de partida, não haveria relação alguma entre isso e os 28 dias de fevereiro distribuídos em número igual de ocorrências.

823 anos

A respeito do mito da repetição de certas ocorrências a cada 823 anos, é outro boato cansativamente repetido na internet. Ele costuma voltar a circular também quando algum mês contém 5 sextas-feiras, 5 sábados e 5 domingos. Esse padrão, porém, acontece em quase todos os anos, como foi o caso de janeiro e outubro em 2021 e será o caso de julho de 2022 ou dezembro de 2023. Evidentemente, não transcorreram 823 anos entre janeiro e outubro do ano passado, nem transcorrerão entre o último outubro e o próximo julho.

“Boas mudanças”

Por fim, temos a “previsão” de que esses números todos envolvidos em fevereiro significam “boas mudanças”. Que venham mesmo boas mudanças em fevereiro, mas elas definitivamente não dependem da divisão de 28 por 7 nem de quaisquer crendices em torno a números cujo suposto “significado mágico” não resiste a uma simples olhada no calendário.

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Mural

Enviar mensagem

Mariado Socorro dos Santos Sousa

Junto com seu povo conseguimos o melhor para Belém...

Carmem Novais

Vai ser o encontro ...

Roseane Goncalves Torres

.. ...

Érika Gomes Silva

Parabéns minha querida! Felicidades! Muita saúde e sucesso...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

PARABÉNS AO SITE POR TRAZER CONHECIMENTO AO POVO. ACHEI QUE ESTE TIN...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

GOSTARIA DE SABER QUAL O MOTIVO DA NAO POSTAGEM DE NOTICIAS DOS ULTIMOS DIA...

Darlison Rafael Pires Sertão

Gostaria de ver a programação da festa de Ciel Rodrigues ness...

ANTONIO GUIMARAES DOS SANTOS

ESTAMOS REALIZANDO A 3 FESTA DA BANNA DO PROJETO FULGENCIO, QUEREMOS Q, VCS...

Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Galeria de Fotos
 MC Bodes do Asfalto Petrolina Abraçando Pernambuco.
MC Bodes do Asfalto Petrolina Abraçando Pernambuco.
Prêmio Excelência apresenta as melhores empresas e os profissionais que se destacaram em pesquisa de opinião pública realizada em Floresta-PE
Prêmio Excelência apresenta as melhores empresas e os profissionais que se destacaram em pesquisa de opinião pública realizada em Floresta-PE
Carnaval de Belém 2024 2
Carnaval de Belém 2024 2
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
PARATY BEBIDAS
Casa e Companhia
ATEL TELECOM
ARTEMANHA
MAIS SUPERMERCADO
CASA&CIA
Bode do Sid
Diocesano Colégio e Curso
Bônus Supermercado
Dr Lorival Rodrigues
Granja do Valle
Jack Daniels & Coca-Cola 350ml
Rivania Freire Vereadora
Trade Itaparica Energia Solar
Estatísticas

Visitas: 19009708

Usuários Online: 1

Parceiros
Site GerenciávelSERTAONOTICIASPortal SerritaCASA&CIAPETROLANDIA NOTICIASELVISPETROLINA NEWSLOJA ARTMANHAATEL TELECOMBELMONTE VERDADEPARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLAPARATY BEBIDASRádio Canabrava FMJoão Neto e  FabinhoBode do SidDiocesano Cole?gio e CursoBônus SupermercadoDr Lorival Rodrigues Granja do ValleRivania Freire VereadoraFarmácia União Farmácia/drogariaTrade Itaparica Energia Solar
WWW.SERTÃOEVENTOS.COM.BR A SUA FESTA NO MELHOR SITE DO SERTÃO!
Copyright (c) 2024 - Sertão Eventos - Todos os direitos reservados
Bem vindo ao SITE Sertão Eventos
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD