Seja bem vindo ao site Sertão Eventos!

ARTEMANHA
GRE FLORESTA-PE
ATEL TELECOM
ITACURUBA-PE
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
Casa e Companhia
FCELL
G MOTOS
PARATY BEBIDAS

Buscar  
Educação Sertão

Ifal Piranhas oferta nova licenciatura para o SiSU 2022.1: Matemática

Piranhas-AL

Publicada em 08/02/2022 às 06:13h - 23 visualizações Blog Adalberto Gomes Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Ifal Piranhas oferta nova licenciatura para o SiSU 2022.1: Matemática
Divulgacão  (Foto: Blog Adalberto Gomes Noticias )

Dois novos cursos serão ofertados pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a partir do próximo dia 15, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022.1. A Licenciatura em Matemática, ofertado no Campus Piranhas, e o Bacharelado em Química Industrial, no Campus Penedo, se juntam aos outros 19 cursos de nível superior da instituição, que juntos, disponibilizam 780 vagas para o primeiro semestre deste ano. Confira as informações sobre todos eles, na página do Ifal no SiSU.

Os dois novos cursos serão ofertados na modalidade presencial, no período noturno, cada um deles com 40 vagas. Convidamos os coordenadores das duas graduações para detalharem os objetivos de sua criação, a estrutura, o quadro docente e o perfil de profissionais que pretendem formar. 

Nesta sexta-feira (4), vamos conhecer um pouco sobre o novo curso de Matemática, ofertado no Alto Sertão Alagoano. Trata-se do terceiro curso de nível superior do Campus Piranhas: após a criação do Bacharelado em Engenharia Agronômica, em 2016, e do curso de Licenciatura em Física, que teve início em 2019, ano em que a unidade incluiu em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) a oferta de mais uma graduação.

“A criação das licenciaturas foi um caminho natural, tecido pelos próprios objetivos do Ifal, como instituição, os quais preconizam que devemos promover educação pública de qualidade”, comentou Danilo Campos, o primeiro coordenador da Licenciatura em Matemática.

O docente lembra que foi após o estudo de viabilidade para a implementação do curso de Licenciatura em Física, alguns anos atrás, que se percebeu a carência de docentes na região.

“Isso nos levou a constatar que, segundo dados do Censo Educacional de 2019, menos de 80% de docentes que lecionam matemática possuem formação inicial na área de atuação. Isso é preocupante, e atrela-se ao fato de a matemática, na maioria das vezes, ser encarada como uma disciplina de difícil compreensão por estudantes, o que leva à construção de uma cultura que a coloca como algo de difícil acesso ou mesmo inalcançável”, ressaltou. 

A oferta do curso pelo Campus Piranhas veio para preencher essa lacuna de uma educação de qualidade da disciplina, na região, já que muitos docentes estão ministrando aulas de Matemática sem a formação adequada.

“O Ifal, como instituição que visa o desenvolvimento pleno da região em que está inserido, precisa reunir todos os esforços para mudar essa situação. Além desta constatação, o que também nos motivou foi a falta de oferta de cursos públicos de Licenciatura em Matemática na região do Alto Sertão em que estamos inseridos, a qual compreende cidades de vários estados brasileiros – além de Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco. Praticamente, se um/a estudante quisesse cursar Licenciatura em Matemática, teria que se deslocar, no mínimo, 200 km", comentou.

Estrutura do curso

A graduação já nasce com uma estrutura de excelência. Danilo lembra que além de salas de aula climatizadas, com recursos audiovisuais (datashow) em cada uma delas, há todo um espaço para convivência e para o desenvolvimento de diversos projetos envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão.

A unidade possui refeitório climatizado, laboratórios de ensino de Matemática, de Física, Laboratório de Informática, quadra poliesportiva, piscina, e vários outros equipamentos.

“Todo esse ambiente, atrelado a um pessoal totalmente comprometido com a formação de nosso/s estudantes (professore/as mestre/as e doutor/as, em sua vasta maioria, bem como técnicos de laboratório, auxiliares de estudantes, coordenação pedagógica, departamento de ensino, assistência estudantil, a própria coordenação do curso e nosso diretor) mostram a ele/as (estudantes) que estão em um ambiente em que se respira a formação e o desenvolvimento humano de cada um e cada uma ali presente, sendo cada sujeito indispensável e responsável pela formação de todos os outros (incluindo o/as próprio/as estudantes, que entendem que a cooperação é fundamental para seu próprio crescimento acadêmico, profissional e pessoal)”, reforça o coordenador.

Formação humana

No quadro docente, estarão professores vindos de diversas regiões do país e que já atuavam no ensino médio técnico ao ensino superior, com experiências em projetos de pesquisa e extensão. Na nova licenciatura da unidade de Piranhas, eles buscarão formar profissionais que tenham plena consciência cidadã. Para Danilo, é necessário quebrar a linha que divide as chamadas áreas de exatas e de humanas e mostrar aos estudantes que a humanidade que está por trás de tudo.

“Assim, nosso intuito é proporcionar uma ampla formação, que forneça subsídios técnicos e teóricos fundamentais para que domine todo o conhecimento matemático que precisará ensinar para o/as estudantes na Educação Básica, mas, sobretudo, propiciar uma formação humana, em que nosso/as licenciando/as entendam sua humanidade e vejam que a Matemática, mesmo sendo compreendida como ciência exata, é uma criação humana que está em constante desenvolvimento, aprimoramento e expansão”, pontuou.

Outras informações do curso de Licenciatura podem ser conseguidas na Página do Ifal, voltada aos cursos de nível superior. Confira aqui!

Por Assessoria

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Mural

Enviar mensagem

Mariado Socorro dos Santos Sousa

Junto com seu povo conseguimos o melhor para Belém...

Carmem Novais

Vai ser o encontro ...

Roseane Goncalves Torres

.. ...

Érika Gomes Silva

Parabéns minha querida! Felicidades! Muita saúde e sucesso...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

PARABÉNS AO SITE POR TRAZER CONHECIMENTO AO POVO. ACHEI QUE ESTE TIN...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

GOSTARIA DE SABER QUAL O MOTIVO DA NAO POSTAGEM DE NOTICIAS DOS ULTIMOS DIA...

Darlison Rafael Pires Sertão

Gostaria de ver a programação da festa de Ciel Rodrigues ness...

ANTONIO GUIMARAES DOS SANTOS

ESTAMOS REALIZANDO A 3 FESTA DA BANNA DO PROJETO FULGENCIO, QUEREMOS Q, VCS...

Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Galeria de Fotos
Inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Gustavo Caribé recebe lideranças Politicas para a inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Gustavo Caribé recebe lideranças Politicas para a inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Virada Cultural  Sesc 2022
Virada Cultural Sesc 2022
FCELL
G MOTOS
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
PARATY BEBIDAS
Casa e Companhia
ATEL TELECOM
ITACURUBA-PE
ARTEMANHA
MAIS SUPERMERCADO
CASA&CIA
Estatísticas

Visitas: 18350219

Usuários Online: 66

Parceiros
Notti di LunaSite GerenciávelSERTAONOTICIASPortal SerritaCASA&CIAPETROLANDIA NOTICIASELVISGRE FLORESTA-PEPETROLINA NEWSLOJA ARTMANHAATEL TELECOMITACURUBA-PEBELMONTE VERDADEPARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLAÊnio BordadosPARATY BEBIDASRádio Canabrava FM
WWW.SERTÃOEVENTOS.COM.BR A SUA FESTA NO MELHOR SITE DO SERTÃO!
Copyright (c) 2022 - Sertão Eventos - Todos os direitos reservados
Bem vindo ao SITE Sertão Eventos
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD