Seja bem vindo ao nosso site Sertão Eventos!

ARTEMANHA
GRE FLORESTA-PE
ATEL TELECOM
ITACURUBA-PE
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
Casa e Companhia
FCELL
G MOTOS
PARATY BEBIDAS

Buscar  
Culinaria

Ketchup à base de beterraba é a nova patente depositada por docente do Ifal Batalha

Publicada em 11/03/2022 às 05:55h - 31 visualizações Blog/Adalberto Gomes

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Ketchup à base de beterraba é a nova patente depositada por docente do Ifal Batalha
Divulgacão  (Foto: Reprodução/Internet)
Imagem Assessoria

Na última semana de fevereiro, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) recebeu a informação de mais um depósito de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Desta vez, a professora do Campus Batalha, Danielle Martins, em conjunto com os pesquisadores Elisabete Piancó de Sousa e Emanuel Neto Alves, ambos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), desenvolveu um tipo de ketchup feito à base de beterraba.

A fórmula foi pensada a partir da combinação de polpa de tomate e beterraba. Segundo Danielle, a ideia surgiu de uma demanda familiar, já que seu filho gostava muito do molho. Foi daí que ela viabilizou a realização de um ketchup que agregasse valor e modificasse as características sensoriais e nutricionais do produto original.

Ele foi desenvolvido no laboratório de processamento do Campus Batalha, no entanto, as análises químicas foram realizadas em parceria com professores do IFRN, Campus Pau dos Ferros. De acordo com Danielle, o resultado do experimento foi um molho com alta qualidade e sabor diferenciado.

“A beterraba é nutritiva, possui antioxidantes e vitaminas, e coloração atraente, mas não é comumente beneficiada pela indústria; logo, apostei no ketchup misto, polpa de tomate com polpa de beterraba”, detalha.

O molho foi inicialmente apresentado na Mostra multidisciplinar do Campus Batalha, em 2019. Foi então submetido e aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibit) e em 2020 apresentado no 7º Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic), no Ifal. Em paralelo, passou a ser acompanhado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), para o processo de patenteamento no Inpi.

As etapas já eram conhecidas por Danielle, que em setembro de 2021 comemorou o depósito da patente de um canudo biodegradável, criado a partir de cera de abelha. Naquele caso, ela foi orientadora das alunas do curso Técnico em Agroindústria, Ingrid da Silva e Matilde Ferreira, além de novamente contar com os docentes e instalações do IFRN para elaborar uma alternativa sustentável para o alto uso de descartáveis. Veja aqui!

Após o depósito, o pedido passa por um exame formal no Inpi. Lá, um especialista na área da patente precisa ter condições de recriar/refazer/construir o objeto da patente tão somente com os documentos informados quando do depósito da patente. Caso aprovado pela instituição, será realizado o deferimento e após dois meses a concessão da carta patente.

Por Ascom IFAL




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Mural

Enviar mensagem

Mariado Socorro dos Santos Sousa

Junto com seu povo conseguimos o melhor para Belém...

Carmem Novais

Vai ser o encontro ...

Roseane Goncalves Torres

.. ...

Érika Gomes Silva

Parabéns minha querida! Felicidades! Muita saúde e sucesso...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

PARABÉNS AO SITE POR TRAZER CONHECIMENTO AO POVO. ACHEI QUE ESTE TIN...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

GOSTARIA DE SABER QUAL O MOTIVO DA NAO POSTAGEM DE NOTICIAS DOS ULTIMOS DIA...

Darlison Rafael Pires Sertão

Gostaria de ver a programação da festa de Ciel Rodrigues ness...

ANTONIO GUIMARAES DOS SANTOS

ESTAMOS REALIZANDO A 3 FESTA DA BANNA DO PROJETO FULGENCIO, QUEREMOS Q, VCS...

Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Galeria de Fotos
Inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Gustavo Caribé recebe lideranças Politicas para a inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Gustavo Caribé recebe lideranças Politicas para a inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Virada Cultural  Sesc 2022
Virada Cultural Sesc 2022
FCELL
G MOTOS
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
PARATY BEBIDAS
Casa e Companhia
ATEL TELECOM
ITACURUBA-PE
ARTEMANHA
MAIS SUPERMERCADO
CASA&CIA
Estatísticas

Visitas: 18423656

Usuários Online: 33

Parceiros
Notti di LunaSite GerenciávelSERTAONOTICIASPortal SerritaCASA&CIAPETROLANDIA NOTICIASELVISGRE FLORESTA-PEPETROLINA NEWSLOJA ARTMANHAATEL TELECOMITACURUBA-PEBELMONTE VERDADEPARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLAÊnio BordadosPARATY BEBIDASRádio Canabrava FM
WWW.SERTÃOEVENTOS.COM.BR A SUA FESTA NO MELHOR SITE DO SERTÃO!
Copyright (c) 2022 - Sertão Eventos - Todos os direitos reservados
Bem vindo ao SITE Sertão Eventos
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD