Seja bem vindo ao nosso site Sertão Eventos!

ARTEMANHA
GRE FLORESTA-PE
ATEL TELECOM
ITACURUBA-PE
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
Casa e Companhia
FCELL
PARATY BEBIDAS

Buscar  
Cidades

Do Sertão de Itaparica para a França

O programa beneficiou os municípios de Floresta, Petrolândia e Tacaratu e a Associação Café com Arte, de Petrolândia, destacou-se.

Publicada em 25/07/2022 às 11:02h - 15 visualizações Blog/Didi Galvão

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Do Sertão de Itaparica para a França
O programa beneficiou os municípios de Floresta, Petrolândia e Tacaratu e a Associação Café com Arte, de Petrolândia, destacou-se.  (Foto: Reprodução/Internet)

O couro e o talento sertanejo atravessam o oceano.

Wesley D’Almeida

Depois de ganhar as passarelas vermelhas no Estado, fazer sucesso em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro, o Programa Valorizando a Pele, apoiado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (SETEQ) e pelo SEBRAE-PE, chegará em Paris, no mês de outubro. Duas sertanejas – Maria de Fátima Barbosa de Belém e Gilmara Dias – vão representar a Associação Café com Arte na França e, com apoio de outras mulheres do Sertão, produzirão 12 pares de sapatos exclusivos e cuidadosamente selecionados para calçar as modelos e pisar num dos hotéis mais luxuosos de Paris, o Four George V, construído em 1928, sendo ponto de referência na Champs-Élysees. As peças de couro de tilápia serão selecionadas pela curadora Diva Pavesi, presidente da Divine Academie, que expõe artistas brasileiros no Carrossel do Louvre.

A curadora veio a Pernambuco para ver de perto os sapatos, conhecer as produtoras e sugerir adaptações para o desfile na França. Ela veio ao Estado através de uma articulação feita pelo especialista em empreendedorismo Adalberto Souza e pelo trainee em consultoria empresarial Arthur Guimarães. O primeiro passo foi levar os artefatos para o Rio de Janeiro, onde foram apresentados a Diva Pavesi, que ficou encantada.

O couro da tilápia retirado do peixe era jogado no lixo, mas Fafá levou a ideia de aproveitá-lo para o governador Eduardo Campos e ele intermediou apoio com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Na época, ele não só deu o primeiro apoio ao empoderamento feminino no Sertão de Itaparica, como melhorou a visão apresentada, estimulando o beneficiamento do couro. O Valorizando a Pele resgatou a missão no Governo Paulo Câmara, estando na fase de apoiar as produtoras na comercialização dos produtos. O programa beneficiou os municípios de Floresta, Petrolândia e Tacaratu e a Associação Café com Arte, de Petrolândia, destacou-se.

Segundo Diva Pavesi, o sonho de levar a cultura sertaneja para o mundo é amplo. Ela acredita que, além da presença no evento, a intenção é levar os produtos artesanais para grandes feiras internacionais, tais como: Milão e Dubai. A eternização da cultura regional pernambucana em Paris será levar, no futuro, à exposição ao Carousel Du Louvre.

Pioneira no uso do produto artesanal, Fafá conta que, por meio do beneficiamento do couro da tilápia e outros tipos de couro, como o de cabra e boi, estão sendo produzidas várias peças, como sapatos, sandálias, bolsas, carteiras, mochilas, cintos, chaveiros, bijuterias, entre outros produtos.

“Este é um dos projetos apoiados pela Secretaria do Trabalho que mais me emociona. Quando eu estive em Petrolândia, ouvi os relatos das mulheres e a alegria pelo apoio do Governo do Estado, porque muitas que sofriam de depressão e enfrentavam dificuldades dentro de casa. Hoje, eles têm sua própria renda e estão com a autoestima resgatada. Todos e todas as envolvidos não têm apenas talento, possuem comprometimento”, disse o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

Imagens: Rafael Furtado

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Mural

Enviar mensagem

Mariado Socorro dos Santos Sousa

Junto com seu povo conseguimos o melhor para Belém...

Carmem Novais

Vai ser o encontro ...

Roseane Goncalves Torres

.. ...

Érika Gomes Silva

Parabéns minha querida! Felicidades! Muita saúde e sucesso...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

PARABÉNS AO SITE POR TRAZER CONHECIMENTO AO POVO. ACHEI QUE ESTE TIN...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

GOSTARIA DE SABER QUAL O MOTIVO DA NAO POSTAGEM DE NOTICIAS DOS ULTIMOS DIA...

Darlison Rafael Pires Sertão

Gostaria de ver a programação da festa de Ciel Rodrigues ness...

ANTONIO GUIMARAES DOS SANTOS

ESTAMOS REALIZANDO A 3 FESTA DA BANNA DO PROJETO FULGENCIO, QUEREMOS Q, VCS...

Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Galeria de Fotos
22ª Missa do Vaqueiro de Nazaré do Pico Floresta-PE Shows
22ª Missa do Vaqueiro de Nazaré do Pico Floresta-PE Shows
22ª Missa do Vaqueiro de Nazaré do Pico Floresta-PE Desfile dos Vaqueiros
22ª Missa do Vaqueiro de Nazaré do Pico Floresta-PE Desfile dos Vaqueiros
8ª Subida da Serra do Pico
8ª Subida da Serra do Pico
FCELL
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
PARATY BEBIDAS
Casa e Companhia
ATEL TELECOM
ITACURUBA-PE
ARTEMANHA
MAIS SUPERMERCADO
CASA&CIA
Estatísticas

Visitas: 18452755

Usuários Online: 10

Parceiros
Notti di LunaSite GerenciávelSERTAONOTICIASPortal SerritaCASA&CIAPETROLANDIA NOTICIASELVISGRE FLORESTA-PEPETROLINA NEWSLOJA ARTMANHAATEL TELECOMITACURUBA-PEBELMONTE VERDADEPARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLAÊnio BordadosPARATY BEBIDASRádio Canabrava FM
WWW.SERTÃOEVENTOS.COM.BR A SUA FESTA NO MELHOR SITE DO SERTÃO!
Copyright (c) 2022 - Sertão Eventos - Todos os direitos reservados
Bem vindo ao SITE Sertão Eventos
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD