Seja bem vindo ao nosso site Sertão Eventos sertaoeventos.com.br a sua festa no melhor site do sertão Ajude PIX 87-991676960!

Dr Lorival Rodrigues
ARTEMANHA
ATEL TELECOM
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
Casa e Companhia
PARATY BEBIDAS
Bode do Sid
Diocesano Colégio e Curso
Bônus Supermercado
Granja do Valle
Jack Daniels & Coca-Cola 350ml
Rivania Freire Vereadora
Trade Itaparica Energia Solar

Buscar  
Chuvas

Apac monitora municípios atingidos pela chuva, após rompimento de barragem

Sairé, Agreste de Pernambuco

Publicada em 16/06/20 às 14:45h - 140 visualizações Blog do Didi Galvão

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Apac monitora municípios atingidos pela chuva, após rompimento de barragem
Divulgação  (Foto: Apac)

Após o rompimento da barragem Guilherme Pontes, no município de Sairé, Agreste de Pernambuco, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) passou a monitorar nesta terça-feira (16) os municípios atingidos pela água. São eles, Xexéu (106,20mm), São José da Coroa Grande (88,60mm), Barreiros (70,71 mm) e Palmares (70mm). No Agreste, o maior volume acumulado nas últimas 24 horas foi registrado no município de Bonito (79,80mm).

Em nota, a prefeitura de Sairé informou que, como o reservatório está construído em curso d?água afluente ao rio Sirinhaém, a recomendação é que a população continue seguindo as orientações da Defesa Civil dos municípios. A Apac informou que até a noite de ontem (15), Sairé registrou o acúmulo de 112mm de chuvas em 48 horas, o que representou 100% do volume total esperado para o mês de junho.

A prefeitura também comunicou que sete pessoas ficaram desabrigadas no município de Gameleira, 1.200 pessoas desalojadas em Barra de Guabiraba, 800 pessoas desalojadas em Barreiros.Além disso, sete pessoas também ficaram desalojadas em São José da Coroa Grande, além de afetar mais de 100 residências na Vila Santa Terezinha, distrito de Água Preta.

De acordo com a Defesa Civil estadual, uma equipe está do Grupo de Apoio em Desastres (GAD) está na região, na tentativa de coordenar esforços municipais para a atenção humanitária às famílias e dimensionar a necessidade de fornecimento de meios para apoio imediato.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) comunicou que está monitorando as rodovias estaduais e os trechos das vias federais sob sua jurisdição por conta das fortes chuvas registradas no estado nos últimos dias. Na Mata Sul, as rodovias apresentam resíduos nas pistas de rolagem.

Rompimento da barragem
As fortes chuvas que atingiram o estado neste fim de semana causaram o rompimento da barragem Guilherme Pontes, localizada em Sairé, no Agreste Pernambucano. O prefeito da região, Fernando Pergentino, divulgou um vídeo na página do Facebook da Prefeitura de Sairé para alertar a população do município e cidades vizinhas. Ainda não há informações sobre vítimas ou feridos.

A barragem, alimentada pelo Rio Sirinhaém, não suportou o volume de água causado pelas chuvas. Com o transbordamento da Guilherme Pontes, açudes próximos também encheram e causaram grande fluxo de água em Sairé, que escoou para municípios vizinhos como Barra de Guabiraba e Cortês. ?O volume de água que está passando aqui é muito forte, essa barragem tem 20 anos de construída e infelizmente, por conta das chuvas, ela não aguentou e acabou sangrando?, diz Pergentino em publicação. ?A prefeitura tem tomado suas precauções comunicando os ribeirinhos e mandando o alerta para os vizinhos de Barra de Guabiraba. Nunca foi visto esse volume de água aqui em Sairé.?

De acordo com o coordenador da defesa civil de Barra de Guabiraba, Nazareno Maranhão, a população ribeirinha foi alertada ainda na manhã desta segunda-feira sobre a possibilidade de alagamentos. Ele estima que pelo menos 1.000 pessoas deixaram suas residências e precisaram se alojar em casas de parentes e amigos. ?O grande volume de água da barragem ainda não chegou por aqui, mas as ruas estão alagadas e pelo menos 400 casas foram atingidas?, disse Nazareno.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou por nota que, com apoio da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) e Defesa Civil de Pernambuco, acompanha o rompimento da barragem, que fica nas proximidades do Sítio Estivas. ?De acordo com a localização aproximada, pois a barragem particular não foi cadastrada pelo empreendedor, trata-se de uma barragem de terra com cerca de 8m de altura, 120m de comprimento e acumulação da ordem de 350mil metros cúbicos?, diz a agência.

Nas últimas 48h o município de Sairé registrou um volume acumulado de chuvas de 112mm, 100% volume total esperado para o mês de junho. A cidade de Barra de Guabiraba registrou 57,7 milímetros de chuva nas últimas 24h. A previsão para a região agreste para esta terça-feira (16) é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada. |Diário de Pernambuco|




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Mural

Enviar mensagem

Mariado Socorro dos Santos Sousa

Junto com seu povo conseguimos o melhor para Belém...

Carmem Novais

Vai ser o encontro ...

Roseane Goncalves Torres

.. ...

Érika Gomes Silva

Parabéns minha querida! Felicidades! Muita saúde e sucesso...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

PARABÉNS AO SITE POR TRAZER CONHECIMENTO AO POVO. ACHEI QUE ESTE TIN...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

GOSTARIA DE SABER QUAL O MOTIVO DA NAO POSTAGEM DE NOTICIAS DOS ULTIMOS DIA...

Darlison Rafael Pires Sertão

Gostaria de ver a programação da festa de Ciel Rodrigues ness...

ANTONIO GUIMARAES DOS SANTOS

ESTAMOS REALIZANDO A 3 FESTA DA BANNA DO PROJETO FULGENCIO, QUEREMOS Q, VCS...

Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Galeria de Fotos
Prêmio Excelência apresenta as melhores empresas e os profissionais que se destacaram em pesquisa de opinião pública realizada em Floresta-PE
Prêmio Excelência apresenta as melhores empresas e os profissionais que se destacaram em pesquisa de opinião pública realizada em Floresta-PE
Carnaval de Belém 2024 2
Carnaval de Belém 2024 2
Carnaval de Belém 2024 1
Carnaval de Belém 2024 1
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
PARATY BEBIDAS
Casa e Companhia
ATEL TELECOM
ARTEMANHA
MAIS SUPERMERCADO
CASA&CIA
Bode do Sid
Diocesano Colégio e Curso
Bônus Supermercado
Dr Lorival Rodrigues
Granja do Valle
Jack Daniels & Coca-Cola 350ml
Rivania Freire Vereadora
Trade Itaparica Energia Solar
Estatísticas

Visitas: 19006778

Usuários Online: 1

Parceiros
Site GerenciávelSERTAONOTICIASPortal SerritaCASA&CIAPETROLANDIA NOTICIASELVISPETROLINA NEWSLOJA ARTMANHAATEL TELECOMBELMONTE VERDADEPARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLAPARATY BEBIDASRádio Canabrava FMJoão Neto e  FabinhoBode do SidDiocesano Cole?gio e CursoBônus SupermercadoDr Lorival Rodrigues Granja do ValleRivania Freire VereadoraFarmácia União Farmácia/drogariaTrade Itaparica Energia Solar
WWW.SERTÃOEVENTOS.COM.BR A SUA FESTA NO MELHOR SITE DO SERTÃO!
Copyright (c) 2024 - Sertão Eventos - Todos os direitos reservados
Bem vindo ao SITE Sertão Eventos
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD