O Banco do Nordeste realizou, o lançamento do Plano de Ação Territorial (PAT) da Agroecologia do Agreste Setentrional (estado de Pernambuco) no âmbito do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter). O evento ocorreu no dia 20 de agosto de 2024, no auditório da Associação de Agricultores e Agricultoras Agroecológicos de Bom Jardim (Agroflor), situado no município pernambucano de Bom Jardim.
Participaram da solenidade do segundo ciclo do Prodeter da Agroecologia do Agreste Setentrional, agricultores agroecológicos e parceiros institucionais do Banco do Nordeste (movimentos sociais e sociedade civil), que juntos evidenciaram o fortalecimento da política do Prodeter no Agreste Setentrional, onde diversas ações na atividade da Agroecologia estão sendo desenvolvidas com muito êxito, com a participação, organização e envolvimento das entidades parceiras do território.
Neste contexto, o novo Plano de Ação tem por objetivo alcançar, em 1 ano, um acréscimo 15% (quinze por cento) na produção de alimentos saudáveis por parte dos agricultores agroecológicos integrantes do Prodeter no território. Além de voltar atenção para produção, enfoca também em ações de associativismo/cooperativismo e de financiamento integrado e orientado pelos programas (Agroamigo e Crediamigo).
Segundo os membros do Comitê Gestor Territorial (CGT) da Agroecologia do Agreste Setentrional, o Prodeter tem sido de fundamental importância para os agricultores na mobilização, nas trocas de experiências e nas diversas atividades que ocorreram na primeira etapa. Além disso, para esta nova fase, João Ribeiro, coordenador geral da Agroflor, está confiante na melhoria da organização e da produção, bem como no avanço na parte de planejamento das propriedades rurais.
Por sua vez, o Gerente Executivo de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste em Pernambuco, Josué Lucena de Lira, ressalta que “ao apoiar projetos que adotam práticas sustentáveis, o Banco do Nordeste pode ajudar a reduzir os riscos associados às questões ambientais e promover a produção de alimentos saudáveis”.
O Agente de Desenvolvimento do BNB, no território do Agreste Setentrional, Gernardes Andrade, destacou que a próxima atividade prevista será difundir uma tecnologia social destinada ao reuso de águas cinzas (bioágua) em empreendimentos da agricultura familiar a se realizar no próximo mês, dia 10/09/2024.
O Prodeter é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento territorial e local por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região.
Com informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/Gernardes Andrade/BNB.
Visitas: 19201764
Usuários Online: 1