O Banco do Nordeste realizará, na próxima sexta-feira, 17 de maio, o lançamento do Plano de Ação Territorial (PAT) da Economia Circular da Região Metropolitana do Recife . O evento é promovido pelo Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter) e com a coordenação dos diversos atores que participaram da formação do Comitê Gestor da atividade, que será realizado no auditório da Superintendência do BNB na Avenida Conde da Boa Vista, no Recife – PE.
O Plano de Ação da Economia Circular nasce a partir de uma demanda das instituições, parceiros institucionais e econômicos que a identificaram como uma atividade econômica a ser priorizada, potencializada e fortalecida por meio de uma governança local. Nesse contexto, o Prodeter-BNB, vem realizando uma série de encontros com o objetivo de traçar as ações que farão parte do Plano de Ação Territorial (PAT), sempre pautadas no crescimento da cadeia com incorporação de inovações tecnológicas com sustentabilidade, que atendem aos pilares da política ASG (Ambiental, Social e Governança).
O Superintendente do BNB em Pernambuco, Hugo Queiroz, destacou que a iniciativa irá desenvolver ações para fortalecimento e visibilidade da economia circular. “Este movimento torna-se mais importante porque intensifica, principalmente, a pauta da sustentabilidade e dos novos cenários da economia da região”. Contextualizou Hugo Queiroz, no encontro com lideranças e representantes de instituições publicas e privadas no dia 02 de abril, no auditório da Superintendência do BNB.
Na sequência a esse movimento, o encontro se deu com as lideranças das cooperativas que serão agraciadas com a execução das ações, que têm foco voltado para capacitação, treinamento e atendimentos em diversas áreas, incluindo saúde, psicologia, odontologia, assessoria jurídica, contábil, entre outras. A reunião aconteceu na última segunda-feira, 13 de maio, no auditório da Advocacia Geral da União (AGU), parceira do Prodeter, com a equipe da Célula de Desenvolvimento Territorial do BNB: Josué Lucena (Gerente Executivo), Angélica Brasileiro (Coordenadora) e Elizabeth Bastos (Agente de Desenvolvimento), e contou com a participação de Isnar Lucas, Chefe da Divisão de Gestão Administrativa da AGU.
A Agente de Desenvolvimento, Elizabeth Bastos, destacou que este é apenas o início de um trabalho promissor que trará novas possibilidades para o público alvo (as cooperativas de catadores), com essa iniciativa do Prodeter do BNB, que visa se integrar com a dura realidade dos profissionais da catação, pensando numa realidade mais justa e com incentivos para a atividade.
Lançamento do Plano de Ação de Economia Circular na Região Metropolitana do Recife
Data: 17 de maio de 2024
Local: Auditório da Superintendência do BNB no Recife – PE.
Com informações e fotos: Adelmo Azevedo/ Josué Lira/BNB.
Visitas: 19201764
Usuários Online: 1