O Banco do Nordeste participou na última quinta-feira, dia 09/05/2024, de reunião que ocorreu na sede da Associação de Agricultores e Agricultoras de Bom Jardim (Agroflor), na qual os agentes econômicos tiveram a oportunidade de revisar as diretrizes do Prodeter, bem como conheceram as linhas de financiamentos do Banco do Nordeste direcionadas à Agricultura Familiar.
O Agente de Desenvolvimento, Gernardes Silva Andrade, da agência do BNB Surubim – PE, explicou que o Prodeter da Agroecologia do Agreste Setentrional teve seu primeiro ciclo de atividade entre 2019 e 2023. Agora, em 2024, se iniciou o segundo ciclo de atividades referentes ao Plano de Ação Territorial (PAT).
“Para este novo momento, a mobilização entre Banco Nordeste, agricultores familiares, movimentos sociais, sociedade civil, poder público e instituições de ensino superior envidará esforços no sentido de potencializar o aspecto da produção”. Concluiu Gernardes.
Neste sentido, o Programa terá por pretensão disseminar e incorporar inovações tecnologias e sociais junto aos agentes econômicos participantes oriundos dos municípios de Bom Jardim, Feira Nova, João Alfredo e Orobó.
Além disso, contará também com atividades de fortalecimento da economia solidária (associativismo), e a possibilidade de obter financiamento orientado e integrado através de parceria com o programa Agroamigo, de microcrédito rural do Banco do Nordeste.
O Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, é uma estratégia do BNB para contribuir com o desenvolvimento territorial e local por meio da organização, fortalecimento e elevação da competividade das atividades econômicas da Região em toda sua área de atuação.
Com informações e fotos: Adelmo Azevedo/ Gernardes Andrade/BNB.
Visitas: 19201765
Usuários Online: 1