Seja bem vindo ao nosso site Sertão Eventos!

ARTEMANHA
GRE FLORESTA-PE
ATEL TELECOM
ITACURUBA-PE
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
Casa e Companhia
FCELL
PARATY BEBIDAS

Buscar  
Aniversario

Delmiro Gouveia: 68 anos de Emancipação Política que acontece nesta segunda-feira, 14

Delmiro Goveia-AL

Publicada em 14/02/2022 às 06:19h - 53 visualizações Blog Adalberto Gomes Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Delmiro Gouveia: 68 anos de Emancipação Política que acontece nesta segunda-feira, 14
Delmiro Gouveia: 68 anos de Emancipação Política  (Foto: Adalberto Gomes)
Imagem Adalberto Gomes

O município de Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas  estará comemorando  seus 68 anos de Emancipação Política nesta segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022.  A cidade recebe o apelido carinhoso de "Capaital do sertão".

Atualmente o município tem cerca de 52.501 mil habitantes segundo estimativa divulgada em 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo o município mais populoso do sertão de Alagoas.

Antes denominado Povoado Pedra, se tornou Distrito de Pedra em 1º de novembro de 1938, através do decreto-lei 846. 

Em de 30 de dezembro de 1943, passou a ser chamado “Delmiro Gouveia” posteriormente, em consequência do Decreto de nº 2.909. A emancipação política ocorreu em 14 de fevereiro de 1954 pela Lei 1.623, de 16 de junho de 1952, desmembrando-se do município de  Água Branca, sertão de Alagoas e, passou a ser município, recebeu o nome de Delmiro Gouveia, em homenagem ao cearense  Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, que chegou na região de Alagoas no ano de 1903.

O primeiro prefeito do município foi Alfredízio Gomes de Menezes, nomeado pelo governador Arnon de Mello, permaneceu à frente da prefeitura por apenas um ano.

A história do município teve um marco importante, foi a partir da construção da estrada de ferro Great-Western, que constituiu o Povoado Pedra recebeu esse nome devido a grande quantidade de rochas existentes no solo da região. Povoado Pedra fazia parte do município de Água Branca e com a vinda em 1903, do cearense Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, transformou  a história do  Povoado.

Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, um cearense de Ipu, com seu espírito empreendedor, se estabeleceu no Povoado com a venda de couros e peles de caprinos, alguns anos depois, em 1911, iniciou a construção da primeira hidrelétrica do Norte e Nordeste nos paredões rochosos do Rio São Francisco, sendo inaugurada em 1913 e recebeu o nome de Angiquinho.

Em 1914, Delmiro Augusto da Cruz Gouveia instalou no Povoado à Fábrica Companhia Agro-Fabril Mercantil, indústria para fabricação de linhas para costura. A fábrica atraiu muitos moradores para a região, proporcionando um grande desenvolvimento com a geração de empregos. Com a instalação da fábrica, foi criada uma Vila Operária, para os funcionários da fábrica, com água encanada, telégrafo, telefone, tipografia, capela, cinema, lavanderias, grandes armazéns de depósitos e escola para crianças e adultos.

 

Após seu empreendedorismo na região, Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, foi assassinado  no dia 10 de outubro de 1917, com três tiros, aos 54 anos de idade às 20h30min, em frente ao seu chalé.
 

Programação cultural

Devido as restrições da pandemia imposta pela Covid-19, a Prefeitura de Delmiro Gouveia realizará apenas o Hasteamento da Bandeiras com a apresentação da Orquestra Municipal Tenente José Nicasio de Souza, a partir das 08h da manhã em frente à Sede da prefeitura, no centro da cidade.

Já o Museu Regional de Delmiro Gouveia, localizado na Rua Visconde de Mauá (popular Rua da Lagoa) não divulgou nenhuma programação. 

Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Mural

Enviar mensagem

Mariado Socorro dos Santos Sousa

Junto com seu povo conseguimos o melhor para Belém...

Carmem Novais

Vai ser o encontro ...

Roseane Goncalves Torres

.. ...

Érika Gomes Silva

Parabéns minha querida! Felicidades! Muita saúde e sucesso...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

PARABÉNS AO SITE POR TRAZER CONHECIMENTO AO POVO. ACHEI QUE ESTE TIN...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

GOSTARIA DE SABER QUAL O MOTIVO DA NAO POSTAGEM DE NOTICIAS DOS ULTIMOS DIA...

Darlison Rafael Pires Sertão

Gostaria de ver a programação da festa de Ciel Rodrigues ness...

ANTONIO GUIMARAES DOS SANTOS

ESTAMOS REALIZANDO A 3 FESTA DA BANNA DO PROJETO FULGENCIO, QUEREMOS Q, VCS...

Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Galeria de Fotos
22ª Missa do Vaqueiro de Nazaré do Pico Floresta-PE Shows
22ª Missa do Vaqueiro de Nazaré do Pico Floresta-PE Shows
22ª Missa do Vaqueiro de Nazaré do Pico Floresta-PE Desfile dos Vaqueiros
22ª Missa do Vaqueiro de Nazaré do Pico Floresta-PE Desfile dos Vaqueiros
8ª Subida da Serra do Pico
8ª Subida da Serra do Pico
FCELL
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
PARATY BEBIDAS
Casa e Companhia
ATEL TELECOM
ITACURUBA-PE
ARTEMANHA
MAIS SUPERMERCADO
CASA&CIA
Estatísticas

Visitas: 18454019

Usuários Online: 7

Parceiros
Notti di LunaSite GerenciávelSERTAONOTICIASPortal SerritaCASA&CIAPETROLANDIA NOTICIASELVISGRE FLORESTA-PEPETROLINA NEWSLOJA ARTMANHAATEL TELECOMITACURUBA-PEBELMONTE VERDADEPARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLAÊnio BordadosPARATY BEBIDASRádio Canabrava FM
WWW.SERTÃOEVENTOS.COM.BR A SUA FESTA NO MELHOR SITE DO SERTÃO!
Copyright (c) 2022 - Sertão Eventos - Todos os direitos reservados
Bem vindo ao SITE Sertão Eventos
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD