Seja bem vindo ao site Sertão Eventos!

ARTEMANHA
GRE FLORESTA-PE
ATEL TELECOM
ITACURUBA-PE
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
Casa e Companhia
FCELL
G MOTOS
PARATY BEBIDAS

Buscar  
Alagoas

MPF obtém liminar que garante respeito às decisões dos Kariri Xocó pela Funai, em Alagoas

Maceió-AL

Publicada em 28/03/2022 às 08:34h - 36 visualizações Blog Adalberto Gomes Notícias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

MPF obtém liminar que garante respeito às decisões dos Kariri Xocó pela Funai, em Alagoas
Divulgacão  (Foto: Reprodução/Internet)
Arte: Secom/MPF

 

O Ministério Público Federal (MPF) obteve decisão liminar para revogar despacho da Fundação Nacional do Índio (Funai) que retirava da comunidade indígena Kariri Xocó autonomia sobre suas decisões. A liminar também determina que a Funai não volte a praticar atos administrativos que interfiram no modo de vida e de organização social do povo Kariri Xocó, sem prévia consulta à comunidade ou anuência clara e informada das lideranças locais.

Atendendo ao pleito do procurador da República Érico Gomes de Souza, o juiz federal Cristiano de Jesus Pereira Nascimento reconheceu a interferência da Funai na organização social da comunidade indígena Kariri Xocó, por ter desrespeitado a consulta prévia à comunidade, em razão da decisão do atual coordenador da fundação em estabelecer que a emissão de certidões, declarações e demais documentos fossem assinadas pelas lideranças responsáveis, sem considerar a necessidade de participação do Conselho Tribal.

Conflito – Na ação civil pública ajuizada em 24 de fevereiro de 2022, o MPF demonstrou que a tribo indígena Kariri Xocó vem passando por um conflito interno de liderança, razão por que sustenta que os órgãos oficiais de assistência devem se reportar sempre a todas as lideranças reconhecidas pela comunidade e que respeitem as decisões da comunidade por mais conflituosas que sejam.

No caso da emissão de certidões de atividade rural, declarações e demais documentos, muitos deles necessários para acesso à assistência pública, a comunidade decidiu que o Conselho Tribal representa a comunidade e estaria apto a assinar em conjunto enquanto perdurasse o conflito político entre as lideranças. No entanto, apesar de informada e da recomendação expedida pelo MPF, para que preservasse a autodeterminação do Povo Kariri Xocó, a Funai continuou desrespeitando a escolha da comunidade.

Para o procurador da República Érico Gomes, a liminar é uma importante vitória para os Kariri Xocó. “Os documentos em questão são muito importantes para a autodeterminação dos indígenas e até sua subsistência, como no caso de aposentadorias e acesso a benefícios sociais. Num caso de conflito interno de liderança como o que há, é necessária toda cautela para que as pessoas não sejam prejudicadas e nem tenham suas necessidades ignoradas por interesses alheios à proteção dos indígenas”.

Prazo – A Funai tem o prazo de 30 dias para adotar as providências necessárias ao pronto restabelecimento das decisões dos Conselheiros Tribais Kariri Xocó, sob pena de multa.

 

Confira a íntegra da petição inicial da Ação Civil Pública nº 0800163-52.2022.4.05.8001, que deu origem à liminar obtida.

Por Ascom MPF/AL




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Mural

Enviar mensagem

Mariado Socorro dos Santos Sousa

Junto com seu povo conseguimos o melhor para Belém...

Carmem Novais

Vai ser o encontro ...

Roseane Goncalves Torres

.. ...

Érika Gomes Silva

Parabéns minha querida! Felicidades! Muita saúde e sucesso...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

PARABÉNS AO SITE POR TRAZER CONHECIMENTO AO POVO. ACHEI QUE ESTE TIN...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

GOSTARIA DE SABER QUAL O MOTIVO DA NAO POSTAGEM DE NOTICIAS DOS ULTIMOS DIA...

Darlison Rafael Pires Sertão

Gostaria de ver a programação da festa de Ciel Rodrigues ness...

ANTONIO GUIMARAES DOS SANTOS

ESTAMOS REALIZANDO A 3 FESTA DA BANNA DO PROJETO FULGENCIO, QUEREMOS Q, VCS...

Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Galeria de Fotos
Inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Gustavo Caribé recebe lideranças Politicas para a inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Gustavo Caribé recebe lideranças Politicas para a inauguração do Memorial a Zé Pereira e Vitalina em Belém do São Francisco
Virada Cultural  Sesc 2022
Virada Cultural Sesc 2022
FCELL
G MOTOS
PARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLA
PARATY BEBIDAS
Casa e Companhia
ATEL TELECOM
ITACURUBA-PE
ARTEMANHA
MAIS SUPERMERCADO
CASA&CIA
Estatísticas

Visitas: 18371813

Usuários Online: 8

Parceiros
Notti di LunaSite GerenciávelSERTAONOTICIASPortal SerritaCASA&CIAPETROLANDIA NOTICIASELVISGRE FLORESTA-PEPETROLINA NEWSLOJA ARTMANHAATEL TELECOMITACURUBA-PEBELMONTE VERDADEPARATY DISTRIBUIDORA COCA-COLAÊnio BordadosPARATY BEBIDASRádio Canabrava FM
WWW.SERTÃOEVENTOS.COM.BR A SUA FESTA NO MELHOR SITE DO SERTÃO!
Copyright (c) 2022 - Sertão Eventos - Todos os direitos reservados
Bem vindo ao SITE Sertão Eventos
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD