Seja bem vindo ao nosso site Sertão Eventos sertaoeventos.com.br a sua festa no melhor site do sertão Ajude PIX 87-991676960!

ARTEMANHA
ATEL TELECOM
Casa e Companhia
Bode do Sid
Coca Cola
Bônus Supermercado
Granja do Valle
Trade Itaparica Energia Solar
Mais Supermercado
Farmacia Uniao de Floresta
Diocesano
Leví Baby Moda

Buscar  
Agência Banco Do Nordeste Do Brasil Floresta-PE

PRODETER-BNB e ADEPE Participam do Evento Extensão Viva na UAST, em Serra Talhada -PE

Serra Talhada-PE

Publicada em 28/04/2025 às 08:56h - 761 visualizações Edmilson Fontes/Adelmo Azevedo BNB-Floresta-PE.

Link da Notícia:
Compartilhe
   

PRODETER-BNB e ADEPE Participam do Evento Extensão Viva na UAST, em Serra Talhada -PE
PRODETER-BNB e ADEPE Participam do Evento Extensão Viva na UAST, em Serra Talhada -PE  (Foto: Adelmo Azevedo/Divulgação BNB-Floresta-PE.)

O evento Extensão Viva, realizado nos dias 23 e 24 de abril de 2025, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE), em Serra Talhada, destacou-se como uma ação inclusiva, ativa e itinerante. Estudantes, professores, técnicos, parceiros e produtores locais se reuniram para dialogar, trocar experiências e fortalecer os laços entre a universidade e a sociedade.

A abertura foi marcada por uma apresentação cultural do Grupo Cangaceiro de Vila Bela, de Serra Talhada, que trouxe à tona a força e a tradição da cultura popular local.

O evento promoveu a escuta ativa dos participantes, conduzida por Alexandre Botelho, conhecido como “Merrem”, que mediou uma dinâmica interativa e propositiva voltada para o fortalecimento das parcerias institucionais com a UAST/UFRPE.

Entre os destaques, esteve a presença do Gerente Executivo da Superintendência do Banco do Nordeste (BNB), Josué Lucena de Lira, e do Agente de Desenvolvimento Josenildo Torres, que apresentaram o Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER). A iniciativa do BNB visa contribuir para o desenvolvimento territorial e local por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das cadeias produtivas regionais.

O evento também contou com palestras inspiradoras, como a do Prof. Dr. Erbs Cintra de Souza Gomes, com o tema: Extensão Viva no Semiárido: Alimentos Biofortificados e o Impacto do Projeto Ramas da Esperança na Agricultura Familiar e Segurança Alimentar. O professor destacou como a ciência e a universidade são protagonistas no combate à insegurança alimentar e no fortalecimento da agricultura familiar.

A Profª Drª Renata Valéria Regis de Sousa Gomes, da UFRPE, apresentou o tema: Apicultura Familiar em Pernambuco: Resultados, Desafios e Caminhos para a Qualidade do Mel. Durante sua palestra, Renata abordou os avanços e desafios da apicultura familiar, com ênfase na inovação e sustentabilidade, além de ressaltar o crescente protagonismo feminino no setor. “A extensão viva é mais que um evento; é a construção coletiva de uma universidade viva, inclusiva e conectada aos territórios”, destacou a palestrante.

O evento foi prestigiado pelos representantes da ADEPE, o Diretor-Geral de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos, Pedro Neves e a Assessora de Arranjo Produtivo Local, Yanne Moreira, que contextualizou que o principal objetivo do PE Produz, é proporcionar mais dignidade, autonomia financeira e qualidade de vida aos pequenos produtores de Pernambuco, inseridos nos arranjos produtivos locais que estão espalhados por todo o estado.

A programação incluiu exposições de projetos de extensão e uma feira de produtos apícolas, envolvendo produtores locais e promovendo a troca de experiências. A feira reforçou a integração entre a universidade e a sociedade, ampliando a rede de colaboração com parceiros e entidades.

As ações beneficiaram diretamente apicultores e apicultoras, que participaram de iniciativas como o Programa de Extensão da UFRPE e projetos apoiados pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Um dos destaques foi o Pernambucanas Inovadoras: Mulher Empreendedora na Apicultura, que incentiva a atuação feminina na cadeia produtiva.

O evento contou com a presença de mais de 300 participantes, também foi prestigiando pela Profª Ellen Viegas, representantes do Programa Prodeter-BNB, Sedivaldo dos Santos, (Sertão Central) e Adelmo Azevedo, (Sertão de Itaparica), Secretaria de Agricultura de Serra Talhada, Flaviano Marques (Fabinho do STR), Sedan Rações, João Daniel, Presidente da Câmara de Dirigentes da Indústria (CDI), Centro de Educação Comunitária Rural (CECOR), Secretaria de Educação de Triunfo, APAE, entre outros, consolidando o compromisso da UFRPE com a inovação e o impacto social, reforçando a extensão universitária como parte essencial da formação acadêmica.

Com informações e fotos: Adelmo Azevedo/BNB.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Mural

Enviar mensagem

Mariado Socorro dos Santos Sousa

Junto com seu povo conseguimos o melhor para Belém...

Carmem Novais

Vai ser o encontro ...

Roseane Goncalves Torres

.. ...

Érika Gomes Silva

Parabéns minha querida! Felicidades! Muita saúde e sucesso...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

PARABÉNS AO SITE POR TRAZER CONHECIMENTO AO POVO. ACHEI QUE ESTE TIN...

DARLISON RAFAEL PIRES SERTAO

GOSTARIA DE SABER QUAL O MOTIVO DA NAO POSTAGEM DE NOTICIAS DOS ULTIMOS DIA...

Darlison Rafael Pires Sertão

Gostaria de ver a programação da festa de Ciel Rodrigues ness...

ANTONIO GUIMARAES DOS SANTOS

ESTAMOS REALIZANDO A 3 FESTA DA BANNA DO PROJETO FULGENCIO, QUEREMOS Q, VCS...

Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Galeria de Fotos
21º Festa da Divina Misericórdia de Arcoverde Excursão Realizada por DEL EVENTOS E TURISMO Floresta-PE
21º Festa da Divina Misericórdia de Arcoverde Excursão Realizada por DEL EVENTOS E TURISMO Floresta-PE
Tardezinha do Heytor F Novaes 1.3
Tardezinha do Heytor F Novaes 1.3
Abertura dos Jogos Escolares de Floresta 2025
Abertura dos Jogos Escolares de Floresta 2025
Casa e Companhia
ATEL TELECOM
ARTEMANHA
CASA&CIA
Bode do Sid
Bônus Supermercado
Granja do Valle
Trade Itaparica Energia Solar
Mais Supermercado
Farmacia Uniao de Floresta
Diocesano
Leví Baby Moda
Paraty Bebidas
Estatísticas

Visitas: 19333634

Usuários Online: 1

Parceiros
Site GerenciávelCASA&CIAPETROLANDIA NOTICIASLOJA ARTMANHAATEL TELECOMRádio Canabrava FMBode do SidBônus SupermercadoGranja do ValleTrade Itaparica Energia SolarMais SupermercadoFarmacia Uniao de FlorestaLeví Baby ModaInaldo Moreno
WWW.SERTÃOEVENTOS.COM.BR A SUA FESTA NO MELHOR SITE DO SERTÃO!
Copyright (c) 2025 - Sertão Eventos - Todos os direitos reservados
Bem vindo ao SITE Sertão Eventos
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD