https://www.google.com.br/intl/pt-BR_ALL/analytics/index.html

Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019

Buscar  
Policia

Publicada em 07/11/19 às 08:22h - 134 visualizações
Câmara aprova em segundo turno PEC que cria polícias penais
Profissionais vão atuar na segurança de penitenciárias e presídios; cargos serão preenchidos por concurso e pelos atuais agentes penitenciários.

Por Fernanda Vivas, TV Globo — Brasília


Divulgação  (Foto: Internet)
O Plenário da Câmara aprovou em segundo turno nesta quarta-feira (6) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que cria as polícias penais em nível federal, estadual e distrital. Foram 385 votos a favor e 16 contra.

O texto já tinha sido aprovado em primeiro turno no começo de outubro. Os deputados retiraram um ponto da PEC, que abria a possibilidade de uma lei do Poder Executivo estabelecer outras atribuições para as polícias penais.

Com a mudança, o texto precisa voltar à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que vai elaborar uma redação final, a ser votada posteriormente pelo Plenário. Concluída esta etapa, a proposta segue para a promulgação.

As polícias penais vão atuar na segurança dos estabelecimentos penais (penitenciárias, presídios, cadeias). Os servidores da polícia penal serão escolhidos por concurso público.

A corporação também será composta pelos atuais agentes penitenciários, que atualmente trabalham na manutenção da ordem e vigilância de presos.

A polícia penal também será incorporada ao rol dos órgãos de segurança listados pela Constituição (polícia federal, polícia rodoviária federal, polícia ferroviária federal, polícias civis e militares dos estados).

Críticos ao texto argumentam que a proposta pode resultar em gastos para o Poder Público. Isso porque, ao equiparar os agentes penitenciários a policiais, abre-se o espaço para que a categoria reivindique a incorporação de uma série de benefícios relacionados à carreira policial.


Os defensores da medida argumentam que não há impacto orçamentário na PEC e que ela é necessária para fortalecer a segurança pública.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Curta nossa Fan Page!
Estatísticas
Visitas: 13818256 Usuários Online: 214


Notícias Atualizadas

Parceiros











WWW.SERTÃOEVENTOS.COM.BR A SUA FESTA NO MELHOR SITE DO SERTÃO!
Copyright (c) 2019 - Sertão Eventos - Todos os direitos reservados